Pular para o conteúdo principal

A chance do final feliz


O sonho está perto de se tornar realidade para França e Croácia. No próximo domingo, dia 15, as duas seleções se encontrarão no Estádio Lujniki, em Moscou, na final da Copa do Mundo.

Foto reprodução veja.abril

É a terceira final francesa, que já tem um título, e a primeira da Croácia. Quem diria? O país de 4 milhões de habitantes, com uma das ligas nacionais mais fracas da Europa, tecnicamente e financeiramente falando, conseguiu atingir o topo do futebol mundial. E como o técnico Tite gosta de falar, “foi por merecimento”.

Os croatas fizeram uma competição sólida, baseada no jogo coletivo e na força do meio de campo. Na fase de grupos foram 3 jogos e 3 vitórias com 7 gols marcados e apenas 1 sofrido. O destaque foi a goleada sobre a Argentina, por 3 a 0. A partir das oitavas de final, além do coletivo e do meio campo, a Croácia mostrou ao mundo poder psicológico e físico. Somando todos os jogos, incluindo as prorrogações, a Croácia jogou 630 minutos, enquanto a adversária França atuou 540 minutos, ou seja, 90 minutos a menos, o que equivale a uma partida.


Foto reprodução Uol Esportes

Nas oitavas, saiu perdendo para a Dinamarca, empatou e levou o 1 a 1 até a disputa de pênaltis. Subasic, o goleiro do Mônaco, se agigantou, defendeu 3 pênaltis e garantiu a classificação.

Nas quartas, novamente saiu perdendo para a anfitriã e animadíssima Rússia. Empatou pouco depois. O jogo foi para a prorrogação, e no segundo tempo, Vida marcou o gol croata que parecia ser o da classificação para as semifinais. Mas quis o destino que Mário Fernandes empatasse e, novamente, a classificação fosse decidida nos pênaltis. Hoje, nas semifinais, muitos (inclusive eu) acreditavam que o fator físico atrapalharia a Croácia e ajudaria a Inglaterra. Não influenciou!

A Croácia saiu perdendo, empatou o jogo e, na prorrogação, virou o placar. Desta vez, não houve pênaltis, mas houve história de uma seleção que, mineiramente chegou na nata do futebol e está próxima de levantar pela primeira vez o título Mundial.

Foto reprodução veja.abril

Dos jogadores que compõem o time titular, nenhum atua na Liga Nacional da Croácia. E isso é explicado porque lá o futebol não é uma cultura tão forte como em outros países europeus. Só para se ter uma ideia, a última vez que um clube croata se classificou para as oitavas de final da UEFA Champions League foi em 1994.

O principal jogador croata é o camisa 10 e capitão Luka Modric, jogador do Real Madrid. O típico meia do futebol moderno ataca e defende com extrema elegância, qualidade e regularidade. Muito se fala em Neymar, Messi e até Mbappé como os principais candidatos de Cristiano Ronaldo ao prêmio de melhor do mundo. Mas Modric, discretamente assim como sua seleção, se credenciou para o título de ameaçador de CR7.

Foto reprodução Aposta 10

Domingo, ele terá a chance de erguer a taça de campeão da Copa do Mundo. A parada é difícil, na teoria a França é tecnicamente superior, mas a Croácia já deu exemplos de que o impossível pra ela não existe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou sem co