Pular para o conteúdo principal

Sérvia: a segunda chance de apresentar um bom futebol


Sucessora da seleção de Sérvia e Montenegro após a dissolução do Estado em 2006, Sérvia disputará sua segunda Copa do Mundo em pouco mais de 10 anos de história. Depois de perder apenas um jogo nas Eliminatórias Europeias, a seleção sérvia espera ser a zebra do Mundial, desbancando grandes equipes, tendo como primeiro alvo o Brasil, colega de grupo.

Foto reprodução Gaúcha ZH

Como diz aquele velho ditado “a primeira vez a gente nunca esquece”, e no caso da Sérvia, as lembranças da estreia em Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul, é marcada por bons e maus momentos. Naquela edição, os sérvios saíram na fase de grupos, perdendo dois dos três jogos. Mas nem tudo foi drama, já que a Sérvia conseguiu a façanha de vencer a forte Alemanha por 1 a 0, feito até hoje lembrado pelos torcedores.

Em 2014, a classificação não veio, por isso, o trabalho para voltar a disputar o Mundial foi intenso e trouxe resultados. Nas Eliminatórias, a Sérvia ficou no grupo D, no qual terminou na liderança, acumulando 21 pontos. Foram 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

E quem acha que a Sérvia vai apenas passear na Rússia está enganado. Eles estão levando o Mundial bem a sério, tanto é que o governo do país prometeu um prêmio de 10 milhões de euros para os jogadores da seleção, em caso de título da Copa do Mundo. Mas não somente se levantarem o caneco, também haverá premiações em dinheiro em caso de conquista do segundo lugar e até se passarem da fase de grupos da competição.

Foto: Uol Esportes

A aposta da seleção é na experiência de alguns atletas em alta ou que já estiveram em alta no futebol europeu e na força de jogadores campeões do Mundial Sub-20 de 2015. Os atletas experientes são o lateral-esquerdo Kolarov, ex-Manchester City e que hoje atua no futebol italiano, o zagueiro/lateral-direito Ivanovic, ex-Chelsea e hoje jogador do Zenit, e de Nemanja Matic, atleta do Manchester United. Os três tem experiência em grandes jogos e momentos de pressão e são titulares do time do técnico Mladen Krstajić.

Além deles, a outra aposta é o atacante Aleksandar Mitrovic, um dos nomes da seleção de base campeã em 2015. Artilheiro do Fulham, da Inglaterra, com 14 gols em 27 partidas na temporada, Mitrovic também acumula bons jogos pela seleção. É o camisa 9 da seleção e o homem gol de Krstajić.

Foto reprodução NUFC Blog

A Sérvia está no grupo E e será o terceiro adversário do Brasil na Copa do Mundo. A estreia dos sérvios será contra a Costa Rica, no dia 17, ás 9h (horário de Brasília), em Samara.


CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2018

Goleiros: Vladimir Stojkovic (Partizan Belgrado-SER), Predrag Rajkovic (Maccabi Telavive-ISR) e Marko Dmitrovic (Eibar-ESP)

Defensores: Aleksandar Kolarov (Roma-ITA), Antonio Rukavina (Villarreal-ESP), Milan Rodic (Estrela Vermelha-SER), Branislav Ivanovic (Zenit-RUS), Uros Spajic (Anderlecht-BEL), Milos Veljkovic (Werder Bremen-ALE), Dusko Tosic (Besiktas-TUR) e Nikola Milenkovic (Fiorentina-ITA)

Meias: Nemanja Matic (Manchester United-ING), Luka Milivojevic (Crystal Palace-ING), Marko Grujic (Cardiff City-ING), Dusan Tadic (Southampton-ING), Andrija Zivkovic (Benfica-POR), Filip Kostic (Hambourg-ALE), Nemanja Radonjic (Estrela Vermelha-SER), Sergej Milinkovic-Savic (Lazio-ITA) e Adem Ljajic (Torino-ITA)

Avançados: Aleksandar Mitrovic (Fulham-ING), Aleksandar Prijovic (PAOK-GRE) e Luka Jovic (Eintracht Frankfurt-ALE)


*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transfermarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um erro por outro

Quarenta e oito minutos do segundo tempo, partida empatada em 2 a 2, falta polêmica marcada para o Palmeiras no meio de campo. Era o último lance do jogo, a última chance do Palmeiras de tentar fazer o terceiro gol e evitar uma enorme pressão sobre a equipe, e principalmente, ao técnico Roger Machado. Marcos Rocha ergue a bola na área do Atlético, Deyverson escora para o meio da pequena área e Bruno Henrique faz o gol. Pronto, armou-se a confusão! Árbitro Péricles Bassols    -     Foto reprodução Yahoo Esportes Esse foi o terceiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Atlético por 3 a 2. Um gol bastante questionado pelos atleticanos, que reclamaram a marcação da falta que originou o gol. No lance, o atacante Ricardo Oliveira faz o movimento para proteger a bola, e na trombada com o zagueiro Edu Dracena, o árbitro Péricles Bassols marcou falta para o verdão. Se ele não marca, o Atlético teria uma ótima oportunidade de gol, pois tinha superioridade numér...

A Copa pune, amigo

A lista de convocados do técnico Tite, anunciada hoje, surpreendeu alguns, desagradou outros e foi bem interpretada por outros tantos. Afinal, futebol não é e nunca foi unanimidade entre torcedores, motivo pelo qual é tão apaixonante falar sobre esse esporte. Fernandinho desolado após eliminação para Bélgica    -   Foto reprodução OGlobo Por ser a primeira convocação pós Copa do Mundo, em um momento que muito se fala em renovação da seleção, era esperado que Tite fosse anunciar algumas novidades. O que me chamou mais a atenção foram jogadores que ficaram de fora da lista. Dos 23 atletas que estiveram na Rússia, apenas 13 foram convocados pelo treinador. Até ai tudo bem, se não fosse pela ausência de dois: o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, dois dos mais criticados pela eliminação no Mundial da Rússia. O primeiro já foi sacrificado em 2014, após o trágico 7 a 1. Naquele jogo no Mineirão o coletivo não funcionou, mas Fernandinho, que atua...

Futebol raiz

Nunca será só futebol! Essa expressão ficou bastante conhecida entre os brasileiros por demonstrar através de histórias o quanto o futebol é significativo na vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Uma paixão difícil de explicar, mas que mexe completamente com o psicológico de qualquer amante dessa modalidade esportiva. Foto reprodução Liga Desportiva de Pará de Minas Não apenas um sentimento resumido aos grandes clubes de futebol, como Atlético, Cruzeiro, América, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, entre outros. É um amor bairrista, que começa com o time de futebol formado pelos amigos, com aquele time do bairro ou a equipe que representa a cidade. Quem disse que precisa ser um futebol de alto nível para encher os olhos de quem gosta do esporte? O futebol amador que o diga, pois ele envolve muito mais que uma disputa entre as quatro linhas, carrega consigo o lado social e democrático. Os jogadores podem não mostrar suas habilidades em ...