Pular para o conteúdo principal

Dia de copar


Boca Juniors e Cruzeiro iniciam hoje, às 21h45 (horário de Brasília), na Bombonera, a batalha pelas quartas de final da Copa Libertadores. Em campo estarão 8 títulos de Libertadores, 6 pelo lado argentino (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007) e 2 pelo lado cruzeirense (1976 e 1997).


Muita história e tradição em um confronto que já decidiu a Libertadores, em 1977, quando o Boca levou a melhor. Hoje, as duas equipes apostam na longevidade do trabalho de seus treinadores, no padrão tático de suas equipes e no poder de decisão de seus craques para continuar sonhando com o título continental.

Até aqui, jogando em casa nesta Libertadores, o Boca Juniors conseguiu 3 vitórias e perdeu apenas uma vez – derrota para o Palmeiras por 2 a 0. Foram 8 gols marcados e dois sofridos. A melhor atuação foi contra o Alianza Lima, do Peru, na última rodada da fase de grupos, quando o time xeneise venceu por 5 a 0.


Os números do Boca em casa são bons. Por partida, a média de posse de bola é de 56,25%. Uma das consequências de ter a bola é o número de finalizações. São 15,5 chutes por jogo na média, porém, a pontaria não agrada tanto, pois desse total, apenas 6,25 chutes acertam o alvo. Ainda assim, se considerarmos que, por jogo, o Boca finaliza, pelo menos, 6 vezes corretamente, ou seja, em direção ao gol, isso significa que a equipe é perigosa quando vai ao ataque.

Já pelo lado celeste, os números do Cruzeiro quando atua fora de seus domínios provam o estilo Mano Menezes de jogar. Fora de BH, a raposa venceu 2 jogos, empatou 1 e perdeu outro, justamente na estreia contra o Racing, derrota por 4 a 2. Foram 8 gols marcados e 4 sofridos, um saldo positivo de 4 gols – nada mal. Na média por partida, a equipe de Mano fica com a bola 47% do tempo, ou seja, menos que o adversário. A exceção nas quatro partidas disputadas longe de casa foi contra a Universidad de Chile, pela terceira rodada da Libertadores, quando o Cruzeiro teve 57% de posse de bola.


Se analisarmos o contexto, os 4 gols sofridos fora de casa foram na primeira partida. No mais, o Cruzeiro passou ileso, mostrando alto poder defensivo. É uma equipe que desarma bastante, 16,25 roubadas de bola por jogo na média. Mas bate muito também. São 13 faltas por partida, duas a mais que o Boca Juniors.

Lá na frente, o ataque tem sido eficiente. Nas quatro partidas fora de casa, a média é de 9,5 chutes por jogo, sendo 4,75 no alvo, o que dá 50% de aproveitamento nas finalizações.  

Hoje se começa um novo capítulo da jornada dessas duas equipes. O Boca em busca do heptacampeonato e o Cruzeiro querendo seu terceiro título. Como Galvão Bueno gosta de falar, são duas grifes do futebol sul americano, que têm potencial para protagonizarem uma decisão e tanta para os amantes desse esporte.



*As estatísticas são do Footstats

ESTATÍSTICAS DE CRUZEIRO E BOCA JUNIORS:

 CRUZEIRO – partidas disputadas fora de seus domínios

1ª rodada: Racing 4 x 2 Cruzeiro

Posse 48%
Finalizações 12, 7 certas
Desarmes: 18
Cartões: 1 amarelo
Faltas cometidas: 9

3ª rodada: Universidad de Chile 0x0 Cruzeiro

Posse: 57%
Finalizações: 13, 3 certas
Desarmes: 15
Faltas cometidas: 14
Cartões: 2 amarelo

5ª rodada: Vasco 0x4 Cruzeiro

Posse: 45%
Finalizações: 4 certas
Desarmes: 12
Faltas cometidas: 16
Cartões: 1 amarelo

Oitavas de final: Flamengo 0x2 Cruzeiro

Posse: 38%
Finalizações: 9, 5 certas
Desarmes: 20
Faltas cometidas: 13
Cartões: 2 amarelo


BOCA JUNIORS – partidas disputadas na Bombonera

2ª rodada: Boca Juniors 1x0 Júnior Barranquilla

Posse: 50%
Finalizações: 21, 5 certas
Desarmes: 22
Faltas cometidas: 13
Cartões: 2 amarelo

4ª rodada: Boca Juniors 0x2 Palmeiras

Posse: 52%
Finalizações: 11, 5 certas
Desarmes: 23
Faltas cometidas: 14
Cartões: 4 amarelo

6ª rodada: Boca Juniors 5x0 Alianza Lima

Posse: 66%
Finalizações: 16, 9 certas
Desarmes:
Faltas cometidas: 10
Cartões: 1 amarelo

Oitavas de final: Boca Juniors 2x0 Libertad

Posse: 59%
Finalizações: 14, 6 certas
Desarmes: 13
Faltas cometidas: 10
Cartões: 2 amarelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou sem co