Pular para o conteúdo principal

Hoje é dia de Palestra


Quatro times brigam hoje por duas vagas na grande final da Copa do Brasil 2018. Aliás, milionária Copa do Brasil, pois o campeão receberá R$ 50 milhões e o vice R$ 20 milhões. E em busca do dinheiro e da consagração, Cruzeiro, Palmeiras, Corinthians e Flamengo devem protagonizar dois grandes jogos na noite de hoje (pelo menos é o que a gente espera), que valem como duelos da volta da semifinal.

Foto reprodução CBF

No confronto Minas Gerais versus São Paulo, Cruzeiro x Palmeiras, os mineiros estão na frente no placar agregado. Venceram o primeiro duelo por 1 a 0, na casa do adversário, e tem a vantagem de jogar pelo empate. É válido lembrar que, na Copa do Brasil o gol marcado fora de casa não vale mais como critério de desempate.

Cruzeiro e Palmeiras entraram na Copa do Brasil na fase oitavas de final pois se classificaram este ano para a Copa Libertadores e não participaram da etapa inicial da competição nacional. Nas oitavas, o Cruzeiro não teve muitas dificuldades para passar pelo Atlético PR: vitória em Curitiba por 2 a 1 e empate no Mineirão em 1 a 1, em uma partida que, apesar do resultado apertado, foi dominada pelo time cruzeirense. O Palmeiras também se classificou com os mesmos resultados: venceu o América no primeiro jogo por 2 a 1, fora de casa, e empatou no jogo da volta em 1 a 1. No caso do Verdão, porém, ele teve de ir em busca do empate.

Foto: Vinícius Silva - Cruzeiro

Nas quartas de final, o Cruzeiro teve mais dificuldades. No confronto contra o Santos, a Raposa venceu a primeira partida, na Vila Belmiro, por 1 a 0. No segundo jogo perdeu por 2 a 1, de virada, e se classificou nos pênaltis, quando o goleiro Fábio defendeu 3 cobranças. O Palmeiras não precisou de penalidades, mas passou um aperto danado diante do Bahia. Após um empate em Salvador em 0 a 0, o Verdão venceu a partida de volta por 1 a 0, em um duelo que o tricolor baiano foi superior, mas desperdiçou ótimas chances de gol.

Nesta Copa do Brasil, jogando no Mineirão, o Cruzeiro ainda não venceu e apresenta características marcantes de Mano Menezes. Nos dois jogos, na média, a Raposa teve menos posse de bola, mas tem uma efetividade na troca de passes positiva, de 92%. Ou seja, o Cruzeiro erra menos de 10% dos passes. A média de finalizações é de 11 por jogo, sendo que 50% são certeiras. O time ainda apresenta um índice de 18 desarmes por jogo, mas peca nos lançamentos: são mais de 30, sendo que apenas 13 são certeiros.

Se os mineiros não venceram em seus domínios nesta Copa do Brasil, o Palmeiras ainda não perdeu quando atua fora de São Paulo na competição. Uma vitória e um empate. O time de Felipão joga e deixa jogar, tem média de 49,5% de posse de bola. A efetividade na troca de passes é de 88%, enquanto no quesito chutes ao gol, o Verdão tem média de 9 por jogo, sendo 4 no alvo. O destaque são os lançamentos. Com William e Dudu nas pontas, o time alviverde aposta nos passes longos: nas duas partidas fora de casa fez mais de 50 lançamentos, mas não conseguiu acertar metade deles.

Foto: César Greco

Por tudo que aconteceu na primeira partida – especialmente o polêmico gol anulado do Palmeiras no último minuto do segundo tempo – a perspectiva é de que teremos um Cruzeiro marcando forte no meio de campo e nas laterais, tentando anular a movimentação dos jogadores de frente do adversário, o bom toque de bola do camisa 10, Moisés, e a jogada aérea do Verdão, que é muito forte. Embora o discurso na Toca da Raposa seja de jogar pra frente para “matar” o jogo, Mano Menezes é cauteloso demais para sair ao ataque e correr o risco de dar campo para o adversário contra atacar.

Jogo de xadrez entre os palestras e os gaúchos Mano Menezes e Felipão, que podem fazer história mais uma vez a frente de duas das maiores instituições esportivas do país.


*Estatísticas disponíveis no Footstats



Números de cruzeiro e palmeiras nesta Copa do Brasil. Foram levados em consideração os jogos do Cruzeiro no Mineirão e do Palmeiras fora de São Paulo.


CRUZEIRO


Cruzeiro 1 x 1 Atlético PR – Oitavas de final, jogo da volta

Posse: 46%  

Efetividade na troca de passes: 93%

Finalizações: 9, 5 certas

Desarmes: 17

Lançamentos: 37, 11 certos  


Cruzeiro 1 x 2 Santos – Quartas de final, jogo da volta

Posse: 48%

Efetividade na troca de passes: 92%

Finalizações: 13, 6 certas

Desarmes: 20

Lançamentos: 33, 15 certos


PALMEIRAS


América 1 x 2 Palmeiras – Oitavas de final, jogo de ida

Posse: 53%

Efetividade na troca de passes: 91%

Finalizações: 10, 5 certas

Desarmes: 13

Lançamentos: 55, 27 certos


Bahia 0 x 0 Palmeiras – Quartas de final, jogo de ida

Posse: 54% x 46%

Efetividade na troca de passes: 85%

Finalizações: 8, 3 certas

Desarmes: 23

Lançamentos: 53, 24 certos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou sem co