Pular para o conteúdo principal

O chefe mandou chamar


O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira (12/03), a convocação de 25 jogadores para os dois últimos testes da seleção brasileira antes da Copa do Mundo da Rússia.


Foto: Oglobo

A ausência de Neymar não foi surpresa, pois o atacante segue em tratamento de uma cirurgia no pé direito. As novidades da lista foram as o goleiro Neto, que atua pelo Valência (ESP), o meia-atacante Anderson Talisca, jogador do Besiktas (TUR) e o centroavante Willian José, que defende as cores da Real Sociedad (ESP). Além do trio, vale destacar também as presenças de Fagner, Rodrigo Caio e Taison, que apesar de já terem sido convocados anteriormente, não são unânimes entre o torcedor e, ao meu ver, ainda não têm a confirmação garantida na lista final do senhor Adenor.

Mas falando dessas novidades, muita gente tem criticado a presença de Neto, Talisca e Willian José, alegando que outros jogadores vivem momentos melhores do que os três. Será mesmo? É indiscutível que temos outros bons jogadores, especialmente atuando no Brasil, em momentos bons na carreira, como o Luan, do Grêmio, Fábio, do Cruzeiro, Vanderlei, do Santos, e até o garoto Lucas Paquetá, no Flamengo. Mas a fase do trio pretendido por Tite é, também, muito boa, sendo que cada um se tornou referência positiva na equipe onde joga.

Começando pelo goleiro Neto, ele ganhou sua vaga no melhor estilo mineiro de ser. Natural de Araxá, o arqueiro acumula grandes atuações na meta do Valência. Neto chegou nesta temporada, após passar dois anos como reserva de Buffon, na Juventus. Chegou sob certa desconfiança por ter sido reserva em outra equipe, mas, aos poucos, mostrou o bom goleiro que é.

Neto atuando pelo Valência.         Foto: Valência FC

Pelo time espanhol, ele já entrou em campo 27 vezes na temporada. Foi vazado em 28 oportunidades, ou seja, tem uma média de tomar praticamente um gol por jogo. Mas, indo mais além dos números, Neto não tomou gols em oito partidas do Espanhol, um feito considerável, tendo em vista o alto nível de disputa do campeonato. Tem feito defesas difíceis, que exigem muita elasticidade, velocidade de reação e leitura de jogada, qualidades que Tite e sua equipe observaram nele. Neto tem uma relevante parcela de contribuição na boa campanha do Valência em La Liga, na qual o time ocupa a 4ª posição, um ponto atrás do Real Madrid, que é o terceiro colocado.

Outra novidade, Anderson Talisca! O ex-jogador do Bahia, ganhou a admiração e respeito dos turcos. Vive grande fase no Besiktas, um dos mais tradicionais clubes da Turquia. Na atual temporada, ele disputou 36 partidas e balançou as redes 16 vezes, incluindo Campeonato Turco, Copa da Turquia e a Liga dos Campeões da Europa. Talisca evoluiu muito seu futebol atuando na Europa.

Talisca é um dos destaques do Besiktas.            Foto: Daily Star

No Besiktas, comandado por Senol Gunes, o brasileiro, de 24 anos, atua como um meia central, se posicionando atrás do centroavante. Além da boa condução de bola e distribuição de jogo, Talisca aproveita os quase 2 metros que tem, 1,91m, para entrar na área e se posicionar entre os zagueiros, finalizando jogadas que se originam pelas laterais. Não é à toa que, nas últimas janelas de transferências da Europa, o nome de Talisca chegou a ser cogitado em grandes clubes do velho continente, como Manchester United, Atlético de Madrid, Liverpool e Arsenal.

E para finalizar, o centroavante Willian José. Essa foi a principal surpresa, pois Tite convocou Gabriel Jesus e Roberto Firmino, jogadores que atuam na mesma função de Willian José, e que são nomes confirmados na lista final do treinador. Mas a ideia de testar Willian José é interessante, pois diferente da dupla que atua no futebol inglês, Willian é mais alto, mais forte e tem mais o jeitão centroavante de ser.

A fase de Willian José também é destaque: na temporada são 17 gols e 2 assistências em 30 jogos, contando Campeonato Espanhol e Liga Europa. O que valoriza ainda mais os feitos dele é que a Real Sociedad, clube que o atacante defende, tem um plantel modesto em relação aos outros times da elite do futebol espanhol. Prova disso é a simplória 15ª posição no campeonato. Os números de Willian José mostram o faro de artilheiro, que ficou mais forte desde que ele saiu do Brasil e foi para a Europa.

Willian José comemorando pela Real Sociedad            Foto: Fox Sports

Os 25 jogadores convocados por Tite irão defender a seleção brasileiros nos amistosos contra a anfitriã da Copa do Mundo, a Rússia, no dia 23 de março, em Moscou. Posteriormente, no dia 27, o Brasil enfrentará a Alemanha, em Berlim, no primeiro duelo entre as seleções após o inesquecível 7 a 1.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

Força defensiva chilena e falta de paciência brasileira

O Vasco não se agigantou na Colina e foi derrotado na estreia da fase de grupos da Copa Libertadores. O time carioca perdeu para a Universidad de Chile, por 1 a 0, gol do jovem e bom jogador Angelo Araos, aos 31 minutos do segundo tempo. Vasco perdeu na estreia da fase de grupos da Libertadores Foi aquele jogo típico de Libertadores, em que o adversário vem com uma proposta de marcar, parar o jogo a todo o instante, catimbar o máximo que puder e tentar explorar o contra-ataque na esperança de marcar um gol. Contudo, a La U fez tudo isso de forma muito bem organizada, tirando o que o Vasco tem de melhor, que é a intensa movimentação, seja pelos lados ou pelo meio da defesa, e a boa troca de passes. Um dos diferenciais da equipe do técnico Ángel Hoyos foi a variação tática do seu meio campo. Ele iniciou o jogo atuando no 3-4-3, com a linha bem definida dos 3 zagueiros, em que Vilches caia pela direita, Rafael Vaz pela esquerda e Echeverría ficava centralizado, como se fo