Pular para o conteúdo principal

O chefe mandou chamar


O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira (12/03), a convocação de 25 jogadores para os dois últimos testes da seleção brasileira antes da Copa do Mundo da Rússia.


Foto: Oglobo

A ausência de Neymar não foi surpresa, pois o atacante segue em tratamento de uma cirurgia no pé direito. As novidades da lista foram as o goleiro Neto, que atua pelo Valência (ESP), o meia-atacante Anderson Talisca, jogador do Besiktas (TUR) e o centroavante Willian José, que defende as cores da Real Sociedad (ESP). Além do trio, vale destacar também as presenças de Fagner, Rodrigo Caio e Taison, que apesar de já terem sido convocados anteriormente, não são unânimes entre o torcedor e, ao meu ver, ainda não têm a confirmação garantida na lista final do senhor Adenor.

Mas falando dessas novidades, muita gente tem criticado a presença de Neto, Talisca e Willian José, alegando que outros jogadores vivem momentos melhores do que os três. Será mesmo? É indiscutível que temos outros bons jogadores, especialmente atuando no Brasil, em momentos bons na carreira, como o Luan, do Grêmio, Fábio, do Cruzeiro, Vanderlei, do Santos, e até o garoto Lucas Paquetá, no Flamengo. Mas a fase do trio pretendido por Tite é, também, muito boa, sendo que cada um se tornou referência positiva na equipe onde joga.

Começando pelo goleiro Neto, ele ganhou sua vaga no melhor estilo mineiro de ser. Natural de Araxá, o arqueiro acumula grandes atuações na meta do Valência. Neto chegou nesta temporada, após passar dois anos como reserva de Buffon, na Juventus. Chegou sob certa desconfiança por ter sido reserva em outra equipe, mas, aos poucos, mostrou o bom goleiro que é.

Neto atuando pelo Valência.         Foto: Valência FC

Pelo time espanhol, ele já entrou em campo 27 vezes na temporada. Foi vazado em 28 oportunidades, ou seja, tem uma média de tomar praticamente um gol por jogo. Mas, indo mais além dos números, Neto não tomou gols em oito partidas do Espanhol, um feito considerável, tendo em vista o alto nível de disputa do campeonato. Tem feito defesas difíceis, que exigem muita elasticidade, velocidade de reação e leitura de jogada, qualidades que Tite e sua equipe observaram nele. Neto tem uma relevante parcela de contribuição na boa campanha do Valência em La Liga, na qual o time ocupa a 4ª posição, um ponto atrás do Real Madrid, que é o terceiro colocado.

Outra novidade, Anderson Talisca! O ex-jogador do Bahia, ganhou a admiração e respeito dos turcos. Vive grande fase no Besiktas, um dos mais tradicionais clubes da Turquia. Na atual temporada, ele disputou 36 partidas e balançou as redes 16 vezes, incluindo Campeonato Turco, Copa da Turquia e a Liga dos Campeões da Europa. Talisca evoluiu muito seu futebol atuando na Europa.

Talisca é um dos destaques do Besiktas.            Foto: Daily Star

No Besiktas, comandado por Senol Gunes, o brasileiro, de 24 anos, atua como um meia central, se posicionando atrás do centroavante. Além da boa condução de bola e distribuição de jogo, Talisca aproveita os quase 2 metros que tem, 1,91m, para entrar na área e se posicionar entre os zagueiros, finalizando jogadas que se originam pelas laterais. Não é à toa que, nas últimas janelas de transferências da Europa, o nome de Talisca chegou a ser cogitado em grandes clubes do velho continente, como Manchester United, Atlético de Madrid, Liverpool e Arsenal.

E para finalizar, o centroavante Willian José. Essa foi a principal surpresa, pois Tite convocou Gabriel Jesus e Roberto Firmino, jogadores que atuam na mesma função de Willian José, e que são nomes confirmados na lista final do treinador. Mas a ideia de testar Willian José é interessante, pois diferente da dupla que atua no futebol inglês, Willian é mais alto, mais forte e tem mais o jeitão centroavante de ser.

A fase de Willian José também é destaque: na temporada são 17 gols e 2 assistências em 30 jogos, contando Campeonato Espanhol e Liga Europa. O que valoriza ainda mais os feitos dele é que a Real Sociedad, clube que o atacante defende, tem um plantel modesto em relação aos outros times da elite do futebol espanhol. Prova disso é a simplória 15ª posição no campeonato. Os números de Willian José mostram o faro de artilheiro, que ficou mais forte desde que ele saiu do Brasil e foi para a Europa.

Willian José comemorando pela Real Sociedad            Foto: Fox Sports

Os 25 jogadores convocados por Tite irão defender a seleção brasileiros nos amistosos contra a anfitriã da Copa do Mundo, a Rússia, no dia 23 de março, em Moscou. Posteriormente, no dia 27, o Brasil enfrentará a Alemanha, em Berlim, no primeiro duelo entre as seleções após o inesquecível 7 a 1.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O dono dela

Desde quando Iniesta saiu do Barcelona, muito se perguntou quem carregaria o fardo de vestir a camisa 8 do clube catalão. Especulou-se o francês Pogba, do Manchester United, o italiano Verrati, do PSG e o espanhol Thiago, do Bayer de Munique, que também é cria do Barca. Mas o escolhido não foi nenhuma dessas estrelas, mas sim um desconhecido jovem que vinha de uma boa temporada no futebol brasileiro, Arthur Melo. Foto: Barcelona Arthur chegou como uma promessa após se destacar no meio campo do Grêmio, campeão da Copa Libertadores 2017. Sem brincos, joias, tatuagens e afins, ele foi apresentado e participou da pré-temporada com o clube europeu nos EUA. Foi bem, aliás, bem demais. Mas ainda não era o suficiente para garantir vaga na equipe principal, até porque, o Barcelona repatriou Rafinha, que havia sido emprestado para a Inter de Milão na temporada anterior, e contratou Arturo Vidal, que chegou com status de titular. Algumas notícias indicaram que Arthur iria ser emp...

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou se...

Futebol raiz

Nunca será só futebol! Essa expressão ficou bastante conhecida entre os brasileiros por demonstrar através de histórias o quanto o futebol é significativo na vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Uma paixão difícil de explicar, mas que mexe completamente com o psicológico de qualquer amante dessa modalidade esportiva. Foto reprodução Liga Desportiva de Pará de Minas Não apenas um sentimento resumido aos grandes clubes de futebol, como Atlético, Cruzeiro, América, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, entre outros. É um amor bairrista, que começa com o time de futebol formado pelos amigos, com aquele time do bairro ou a equipe que representa a cidade. Quem disse que precisa ser um futebol de alto nível para encher os olhos de quem gosta do esporte? O futebol amador que o diga, pois ele envolve muito mais que uma disputa entre as quatro linhas, carrega consigo o lado social e democrático. Os jogadores podem não mostrar suas habilidades em ...