Pular para o conteúdo principal

#infinit8iniesta


Um dia me perguntaram por que eu gosto da camisa 8 e qual o motivo do blog chamar Camisa 8. A resposta foi que, não que seja um padrão de numeração de camisa, mas no meu entendimento o 8 é a peça mais importante do time, pois é o elo de ligação defesa-ataque, que se torna responsável pelo equilíbrio da equipe. E quando eu respondi isso, logo veio na minha cabeça a imagem de Andrés Iniesta.

Foto: El País

Ninguém melhor para representar o valor da camisa 8 do que ele. Valente na marcação, eficiente na armação e frio na finalização. A Espanha, a Europa e o mundo nunca apreciaram um camisa 8 tão completo e tão vitorioso quanto esse simples cidadão de Albacete.

Hoje, Iniesta anunciou que esta será sua última temporada defendendo o Barcelona. Com 33 anos, ele disse que não poderá contribuir com o seu melhor, pois entende a lei da vida e sabe que o futebol, especialmente o europeu, está se tornando cada vez mais competitivo. Muito se fala que o camisa 8 irá se transferir para a China para encerrar a carreira e ganhar mais uns milhões de dólares, contudo é o início do fim de uma carreira brilhante e um jogador fantástico.

Ganhou tudo o que disputou: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões da Europa, Eurocopa e Copa do Mundo. Aliás, no único título mundial da Espanha, foi de Iniesta o gol da vitória contra a Holanda, em 2010, no final da prorrogação. O meio campista só não ganhou a bola de ouro e o prêmio de melhor do mundo pois as entidades preza e valoriza muito quem faz gols, dá show para a torcida e, claro, tem poder de marketing.

Foto: Globo Esporte

Mas para o amante do bom futebol, o que será lembrado de Iniesta é a sua qualidade técnica acima da média dos melhores e o seu perfil profissional fora de campo. Desde que Iniesta passou a desfilar seu futebol nos campos espanhóis, o mundo começou a clamar por meio campistas que saibam marcar e, ao mesmo tempo, tem boa qualidade na saída de jogo. O cara virou uma referência mundial e sempre será lembrado pelo que fez. Como disse o Barcelona #infinit8iniesta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um erro por outro

Quarenta e oito minutos do segundo tempo, partida empatada em 2 a 2, falta polêmica marcada para o Palmeiras no meio de campo. Era o último lance do jogo, a última chance do Palmeiras de tentar fazer o terceiro gol e evitar uma enorme pressão sobre a equipe, e principalmente, ao técnico Roger Machado. Marcos Rocha ergue a bola na área do Atlético, Deyverson escora para o meio da pequena área e Bruno Henrique faz o gol. Pronto, armou-se a confusão! Árbitro Péricles Bassols    -     Foto reprodução Yahoo Esportes Esse foi o terceiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Atlético por 3 a 2. Um gol bastante questionado pelos atleticanos, que reclamaram a marcação da falta que originou o gol. No lance, o atacante Ricardo Oliveira faz o movimento para proteger a bola, e na trombada com o zagueiro Edu Dracena, o árbitro Péricles Bassols marcou falta para o verdão. Se ele não marca, o Atlético teria uma ótima oportunidade de gol, pois tinha superioridade numér...

A Copa pune, amigo

A lista de convocados do técnico Tite, anunciada hoje, surpreendeu alguns, desagradou outros e foi bem interpretada por outros tantos. Afinal, futebol não é e nunca foi unanimidade entre torcedores, motivo pelo qual é tão apaixonante falar sobre esse esporte. Fernandinho desolado após eliminação para Bélgica    -   Foto reprodução OGlobo Por ser a primeira convocação pós Copa do Mundo, em um momento que muito se fala em renovação da seleção, era esperado que Tite fosse anunciar algumas novidades. O que me chamou mais a atenção foram jogadores que ficaram de fora da lista. Dos 23 atletas que estiveram na Rússia, apenas 13 foram convocados pelo treinador. Até ai tudo bem, se não fosse pela ausência de dois: o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, dois dos mais criticados pela eliminação no Mundial da Rússia. O primeiro já foi sacrificado em 2014, após o trágico 7 a 1. Naquele jogo no Mineirão o coletivo não funcionou, mas Fernandinho, que atua...

A chance do final feliz

O sonho está perto de se tornar realidade para França e Croácia. No próximo domingo, dia 15, as duas seleções se encontrarão no Estádio Lujniki, em Moscou, na final da Copa do Mundo. Foto reprodução veja.abril É a terceira final francesa, que já tem um título, e a primeira da Croácia. Quem diria? O país de 4 milhões de habitantes, com uma das ligas nacionais mais fracas da Europa, tecnicamente e financeiramente falando, conseguiu atingir o topo do futebol mundial. E como o técnico Tite gosta de falar, “foi por merecimento”. Os croatas fizeram uma competição sólida, baseada no jogo coletivo e na força do meio de campo. Na fase de grupos foram 3 jogos e 3 vitórias com 7 gols marcados e apenas 1 sofrido. O destaque foi a goleada sobre a Argentina, por 3 a 0. A partir das oitavas de final, além do coletivo e do meio campo, a Croácia mostrou ao mundo poder psicológico e físico. Somando todos os jogos, incluindo as prorrogações, a Croácia jogou 630 minutos, enquanto a adversá...