Pular para o conteúdo principal

Alemanha renova seleção para buscar o penta


Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história. Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães. 

Foto: iG Esportes

Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem. A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país.

Além de um jogo coletivo acima da média, a Alemanha possui destaques individuais capazes de decidir partidas tanto lá na frente como na defesa. Os principais são Joshua Kimmich, de 23 anos, Leroy Sané e Timo Werner, ambos com 22 anos. Kimmich foi promovido por Pep Guardiola ao time principal do Bayer de Munique e atua como lateral-direito, zagueiro e até um meia pela direita. É muito rápido, bom apoiador e marcador também. Sem comparações, mas seu estilo e inteligência de jogo fazem lembrar do lendário Lahm, que se aposentou no ano passado.  

Foto: These Football Time

Já Sané foi uma peça extraordinária na campanha vitoriosa do Manchester City no Campeonato Inglês. Muito rápido, habilidoso, ousado e com um bom chute, Sané foi usado por Guardiola para furar os bloqueios dos adversários ingleses com as tradicionais linhas de 5 defensores. Na temporada foram 49 jogos, 14 gols e 19 assistências.

Por sua vez, Werner tem sido considerado o substituto de Miroslav Klose, maior artilheiro das Copas com 16 gols. Assim como Klose, Werner não tem estatura alta para um atacante de área, 1,81 m, mas tem como diferencial o bom posicionamento próximo ao gol. Aos 22 anos foi um dos principais jogadores do Leipzing, que foi semifinalista da Liga Europa. Na temporada foram 45 jogos, 21 gols e 10 assistências. Pela seleção também é matador. Em 12 partidas, marcou 7 gols e deu 2 assistências e de quebra foi um dos artilheiros da Copa das Confederações com 3 tentos na rede.

Foto: Televisa

Pode parecer brincadeira, mas apesar de todos esses números Werner é um atacante não muito agradável para os alemães. É porque o seu clube, o RB Leipzig, é odiado na Alemanha por ser um marketing da empresa Red Bull. Ai os torcedores resolvem descontar a raiva no coitado do Werner, seja nas partias dele com o clube ou pela seleção. E além disso, outra curiosidade do atacante é que ele tem problema com barulho.

Em um duelo contra o Besiktas, na Turquia, ele pediu para ser substituído no primeiro tempo por não suportar o barulho da torcida adversária. Um mês depois, Werner ficou de fora da partida contra o Borussia Dortmund também por este motivo.

Na Copa do Mundo, a Alemanha está no grupo F ao lado de Coreia do Sul, México e Suécia. A primeira partida será contra o México, no dia 17, às 12h, no estádio Olímpico Lujniki.


CONVOCADOS 2014 (os clubes correspondem à época da convocação)

Goleiros: Neuer (Bayern de Munique), Weidenfeller (Borussia Dortmund) e Zieler (Hannover);

Defensores: Boateng (Bayern de Munique-ALE), Durn (Borussia Dortmund-ALE), Grosskreutz (Borussia Dortmund-ALE), Howëdes (Schalke-ALE), Hummels (Borussia Dortmund-ALE), Lahm (Bayern de Munique-ALE) e Mertesacker (Arsenal/ING);

Meio-campistas: Draxler (Schalke-ALE), Ginter (Freiburg-ALE), Götze (Bayern de Munique-ALE), Khedira (Real Madrid-ESP), Kramer (Borussia Mönchengladbach-ALE), Kroos (Bayern de Munique-ALE), Müller (Bayern de Munique), Özil (Arsenal-ING), Reus (Borussia Dortmund-ALE), Schweinsteiger (Bayern de Munique-ALE);

Atacantes: Klose (Lazio-ITA), Podolski (Arsenal-ING) e Schurrle (Chelsea-ING)

CONVOCADOS 2018 – Lista de pré-convocados

Goleiros: Bernd Leno (Bayer Leverkusen-ALE), Manuel Neuer (Bayern de Munique-ALE), Marc-André ter Stegen (Barcelona-ESP) e Kevin Trapp (Paris Saint-Germain-FRA).

Defensores: Jérôme Boateng, Mats Hummels, Joshua Kimmich, Niklas Süle (Bayern de Munique-ALE), Mathias Ginter (Borussia M'Gladbach-ALE), Jonas Hector (Colônia-ALE), Marvin Plattenhardt (Hertha Berlin-ALE), Antonio Rüdiger (Chelsea-ING), Jonathan Tah (Bayer Leverkusen-ALE)

Meias: Julian Brandt (Bayer Leverkusen-ALE), Julian Draxler (Paris Saint-Germain-FRA), Leon Goretzka (Schalke 04-ALE), Ilkay Gündogan (Manchester City-ING), Sami Khedira (Juventus-ITA), Toni Kroos (Real Madrid-ESP), Thomas Müller, Sebastian Rudy (Bayern de Munique-ALE), Mesut Ozil (Arsenal-ING) e Marco Reus (Borussia Dortmund-ALE).

AtacantesMario Gómez (Stuttgart-ALE), Leroy Sané (Manchester City-ING), Nils Petersen (Freiburg-ALE), Timo Werner (RB Leipzig-ALE).

*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transformarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou sem co