Pular para o conteúdo principal

Alemanha renova seleção para buscar o penta


Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história. Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães. 

Foto: iG Esportes

Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem. A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país.

Além de um jogo coletivo acima da média, a Alemanha possui destaques individuais capazes de decidir partidas tanto lá na frente como na defesa. Os principais são Joshua Kimmich, de 23 anos, Leroy Sané e Timo Werner, ambos com 22 anos. Kimmich foi promovido por Pep Guardiola ao time principal do Bayer de Munique e atua como lateral-direito, zagueiro e até um meia pela direita. É muito rápido, bom apoiador e marcador também. Sem comparações, mas seu estilo e inteligência de jogo fazem lembrar do lendário Lahm, que se aposentou no ano passado.  

Foto: These Football Time

Já Sané foi uma peça extraordinária na campanha vitoriosa do Manchester City no Campeonato Inglês. Muito rápido, habilidoso, ousado e com um bom chute, Sané foi usado por Guardiola para furar os bloqueios dos adversários ingleses com as tradicionais linhas de 5 defensores. Na temporada foram 49 jogos, 14 gols e 19 assistências.

Por sua vez, Werner tem sido considerado o substituto de Miroslav Klose, maior artilheiro das Copas com 16 gols. Assim como Klose, Werner não tem estatura alta para um atacante de área, 1,81 m, mas tem como diferencial o bom posicionamento próximo ao gol. Aos 22 anos foi um dos principais jogadores do Leipzing, que foi semifinalista da Liga Europa. Na temporada foram 45 jogos, 21 gols e 10 assistências. Pela seleção também é matador. Em 12 partidas, marcou 7 gols e deu 2 assistências e de quebra foi um dos artilheiros da Copa das Confederações com 3 tentos na rede.

Foto: Televisa

Pode parecer brincadeira, mas apesar de todos esses números Werner é um atacante não muito agradável para os alemães. É porque o seu clube, o RB Leipzig, é odiado na Alemanha por ser um marketing da empresa Red Bull. Ai os torcedores resolvem descontar a raiva no coitado do Werner, seja nas partias dele com o clube ou pela seleção. E além disso, outra curiosidade do atacante é que ele tem problema com barulho.

Em um duelo contra o Besiktas, na Turquia, ele pediu para ser substituído no primeiro tempo por não suportar o barulho da torcida adversária. Um mês depois, Werner ficou de fora da partida contra o Borussia Dortmund também por este motivo.

Na Copa do Mundo, a Alemanha está no grupo F ao lado de Coreia do Sul, México e Suécia. A primeira partida será contra o México, no dia 17, às 12h, no estádio Olímpico Lujniki.


CONVOCADOS 2014 (os clubes correspondem à época da convocação)

Goleiros: Neuer (Bayern de Munique), Weidenfeller (Borussia Dortmund) e Zieler (Hannover);

Defensores: Boateng (Bayern de Munique-ALE), Durn (Borussia Dortmund-ALE), Grosskreutz (Borussia Dortmund-ALE), Howëdes (Schalke-ALE), Hummels (Borussia Dortmund-ALE), Lahm (Bayern de Munique-ALE) e Mertesacker (Arsenal/ING);

Meio-campistas: Draxler (Schalke-ALE), Ginter (Freiburg-ALE), Götze (Bayern de Munique-ALE), Khedira (Real Madrid-ESP), Kramer (Borussia Mönchengladbach-ALE), Kroos (Bayern de Munique-ALE), Müller (Bayern de Munique), Özil (Arsenal-ING), Reus (Borussia Dortmund-ALE), Schweinsteiger (Bayern de Munique-ALE);

Atacantes: Klose (Lazio-ITA), Podolski (Arsenal-ING) e Schurrle (Chelsea-ING)

CONVOCADOS 2018 – Lista de pré-convocados

Goleiros: Bernd Leno (Bayer Leverkusen-ALE), Manuel Neuer (Bayern de Munique-ALE), Marc-André ter Stegen (Barcelona-ESP) e Kevin Trapp (Paris Saint-Germain-FRA).

Defensores: Jérôme Boateng, Mats Hummels, Joshua Kimmich, Niklas Süle (Bayern de Munique-ALE), Mathias Ginter (Borussia M'Gladbach-ALE), Jonas Hector (Colônia-ALE), Marvin Plattenhardt (Hertha Berlin-ALE), Antonio Rüdiger (Chelsea-ING), Jonathan Tah (Bayer Leverkusen-ALE)

Meias: Julian Brandt (Bayer Leverkusen-ALE), Julian Draxler (Paris Saint-Germain-FRA), Leon Goretzka (Schalke 04-ALE), Ilkay Gündogan (Manchester City-ING), Sami Khedira (Juventus-ITA), Toni Kroos (Real Madrid-ESP), Thomas Müller, Sebastian Rudy (Bayern de Munique-ALE), Mesut Ozil (Arsenal-ING) e Marco Reus (Borussia Dortmund-ALE).

AtacantesMario Gómez (Stuttgart-ALE), Leroy Sané (Manchester City-ING), Nils Petersen (Freiburg-ALE), Timo Werner (RB Leipzig-ALE).

*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transformarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um erro por outro

Quarenta e oito minutos do segundo tempo, partida empatada em 2 a 2, falta polêmica marcada para o Palmeiras no meio de campo. Era o último lance do jogo, a última chance do Palmeiras de tentar fazer o terceiro gol e evitar uma enorme pressão sobre a equipe, e principalmente, ao técnico Roger Machado. Marcos Rocha ergue a bola na área do Atlético, Deyverson escora para o meio da pequena área e Bruno Henrique faz o gol. Pronto, armou-se a confusão! Árbitro Péricles Bassols    -     Foto reprodução Yahoo Esportes Esse foi o terceiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Atlético por 3 a 2. Um gol bastante questionado pelos atleticanos, que reclamaram a marcação da falta que originou o gol. No lance, o atacante Ricardo Oliveira faz o movimento para proteger a bola, e na trombada com o zagueiro Edu Dracena, o árbitro Péricles Bassols marcou falta para o verdão. Se ele não marca, o Atlético teria uma ótima oportunidade de gol, pois tinha superioridade numér...

A Copa pune, amigo

A lista de convocados do técnico Tite, anunciada hoje, surpreendeu alguns, desagradou outros e foi bem interpretada por outros tantos. Afinal, futebol não é e nunca foi unanimidade entre torcedores, motivo pelo qual é tão apaixonante falar sobre esse esporte. Fernandinho desolado após eliminação para Bélgica    -   Foto reprodução OGlobo Por ser a primeira convocação pós Copa do Mundo, em um momento que muito se fala em renovação da seleção, era esperado que Tite fosse anunciar algumas novidades. O que me chamou mais a atenção foram jogadores que ficaram de fora da lista. Dos 23 atletas que estiveram na Rússia, apenas 13 foram convocados pelo treinador. Até ai tudo bem, se não fosse pela ausência de dois: o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, dois dos mais criticados pela eliminação no Mundial da Rússia. O primeiro já foi sacrificado em 2014, após o trágico 7 a 1. Naquele jogo no Mineirão o coletivo não funcionou, mas Fernandinho, que atua...

Futebol raiz

Nunca será só futebol! Essa expressão ficou bastante conhecida entre os brasileiros por demonstrar através de histórias o quanto o futebol é significativo na vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Uma paixão difícil de explicar, mas que mexe completamente com o psicológico de qualquer amante dessa modalidade esportiva. Foto reprodução Liga Desportiva de Pará de Minas Não apenas um sentimento resumido aos grandes clubes de futebol, como Atlético, Cruzeiro, América, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, entre outros. É um amor bairrista, que começa com o time de futebol formado pelos amigos, com aquele time do bairro ou a equipe que representa a cidade. Quem disse que precisa ser um futebol de alto nível para encher os olhos de quem gosta do esporte? O futebol amador que o diga, pois ele envolve muito mais que uma disputa entre as quatro linhas, carrega consigo o lado social e democrático. Os jogadores podem não mostrar suas habilidades em ...