Pular para o conteúdo principal

Aposta ofensiva é a arma da Colômbia para surpreender na Copa


Quarta colocada nas Eliminatórias da América do Sul, a Colômbia tentará ir mais longe do que foi em 2014, quando teve o seu melhor desempenho em Mundiais. Na Copa realizada no Brasil, os nossos vizinhos foram até ás quartas de final e acabaram sendo eliminados para nós, brasileiros, ao perderem por 2 a 1, no Castelão, em Fortaleza.

Foto: Federação Colombiana de Futebol

Para tentar fazer história, os colombianos apostam na permanência do técnico José Pekerman, na evolução defensiva dos zagueiros Mina e Sanchez, no talento e na boa forma de James Rodriguez e no faro de gol de Falcão Garcia. Este último talvez seja a principal esperança colombiana para superar os adversários na Copa.

Em 2014 ele não esteve presente na convocação de Pekerman por causa de uma grave lesão sofrida no joelho esquerdo, justamente quando vivia o seu melhor momento com a camisa do Mônaco. Depois do Mundial se recuperou foi para o Manchester United e decepcionou os torcedores vermelhos com fracas partidas e poucos gols, 4 apenas. Na temporada 2015/16 foi para o Chelsea, e para a surpresa dos blues conseguiu ser ainda pior. Fez apenas um gol em 12 jogos.

Falcão Garcia em ação pelo Chelsea    -      Foto: Gazeta Esportiva

Voltou ao Mônaco na temporada seguinte e ai entrou nos trilhos. No retorno ao time do principado foram 73 partidas e 53 gols, o que lhe devolveu o faro de gol e a vontade de levar sua seleção ao inédito título da Copa do Mundo. Falcão Garcia finaliza muito bem, sabe se posicionar, conduzir bola, é bom no jogo aéreo e tem boa leitura de jogo. Sem dúvidas é uma das principais atrações deste Mundial da Rússia.

Mas não só Falcão pode surpreender. Além dele, James Rodriguez e Cuadrado, os 3 atletas mais qualificados da seleção, outro nome aparece como grata surpresa para a seleção. Luis Muriel, de 27 anos, velocista que gosta de atuar pelas beiradas do campo. Ele chegou nesta temporada ao Sevilla-ESP com o status de ser a contratação mais cara da história do clube espanhol, 20 milhões de Euros.

Foto: EFE

Ele foi contratado junto à Sampdoria-ITA onde, na temporada 2016/17, atuou em 33 partidas e marcou 13 gols. No Sevilla, Muriel não foi tão brilhante como se esperava. Esteve em campo em 45 partidas e marcou apenas 9 gols. Contudo Muriel ainda pode evoluir mais no futebol espanhol e justificar dentro de campo os altos valores investidos em sua contratação. Pode ser importante para o esquema de Pekerman, que deverá utilizar o 4-2-3-1 neste Mundial.

Apesar de não ter o peso de um Brasil ou Argentina, a Colômbia chega à Copa com moral após a vitória de virada sobre a forte seleção francesa, em pleno Stade de France, em Paris, no último mês de março. Após sair perdendo por 2 a 0, os colombianos deram a volta por cima e viraram para 3 a 2 com gols de Muriel, Falcão e Quintero.

A Colômbia está no grupo H ao lado de Japão, Polônia e Senegal. Os colombianos estrearão contra os japoneses, no dia 19, às 9h, no Estádio Saransk.

CONVOCAÇÃO 2014 (os clubes correspondem à época da convocação)

Goleiros: David Ospina (Nice-FRA), Faryd Mondragón (Deportivo Cali-COL) e
Camilo Vargas (Santa Fe-COL)

Defensores: Mario Alberto Yépes (Atalanta-ITA), Cristian Zapata (Milan-ITA), Carlos Valdés (San Lorenzo-ARG), Eder Álvarez Balanta (River Plate-ARG),
Santiago Arias (PSV Eindhoven-HOL), Camilo Zúñiga (Napoli-ITA) e
Pablo Armero (West Ham-ING)

Meias: Carlos Sánchez (Elche-ESP), Fredy Guarín (Internazionale-ITA),
Abel Aguilar (Toulouse-FRA), Aldo Ramirez (Morelia-MEX), Juan Quintero (Porto-POR), Víctor Ibarbo (Cagliari-ITA), James Rodríguez (Monaco-FRA),
Juan Guillermo Cuadrado (Fiorentina-ITA) e Alexánder Mejía (Nacional-COL)

Atacantes: Carlos Bacca (Sevilla-ESP), Adrián Ramos (Borussia Dortmund-ALE), Teófilo Gutiérrez (River Plate-ARG) e Jackson Martínez (Porto-POR)

CONVOCAÇÃO 2018 - Lista de pré-convocados

Goleiros: David Ospina (Arsenal-ING), Camilo Vargas (Deportivo Cali), Iván Arboleda (Banfield-ARG) e José Fernando Cuadrado (Once Caldas-COL)


Defensores: Yerry Mina (Barcelona-ESP), Dávinson Sánchez (Tottenham-ING),
Frank Fabra (Boca Juniors-ARG), Santiago Arias (PSV-HOL), Cristian Zapata (Milan-ITA), Óscar Murillo (Pachuca-MEX), Bernardo Espinosa (Girona-ESP), Farid Díaz (Olimpia-PAR), Stefan Medina (Monterrey-MEX) e William Tesillo (León-MEX)

Meio-campistas: Carlos Sánchez (Espanyol-ESP), Jefferson Lerma (Levante-ESP), Victor Cantillo (Junior Barranquilla), Abel Aguilar (Deportivo Cali), Mateus Uribe (América-MEX), James Rodríguez (Bayern de Munique-ALE), Wilmar Barrios (Boca Juniors), Juan Fernando Quintero (River Plate-ARG), Giovanni Moreno (Shanghai Shenhua-CHI), Edwin Cardona (Boca Juniors-ARG), Cuadrado (Juventus-ITA), Gustavo Cuellar (Flamengo-BRA) e Sebastián Pérez (Boca Juniors-ARG)

Atacantes: Radamel Falcao García (Monaco-FRA), Miguel Borja (Palmeiras), Luis Muriel (Sevilla-ESP), Carlos Bacca (Villarreal-ESP), Duván Zapata (Sampdoria-ITA), Yimmi Chará e Teófilo Gutiérrez (Junior Barranquilla-COL), José Heriberto Izquierdo (Brighton-ING) e Johan Mojica (Girona-ESP). 

*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transfermarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um erro por outro

Quarenta e oito minutos do segundo tempo, partida empatada em 2 a 2, falta polêmica marcada para o Palmeiras no meio de campo. Era o último lance do jogo, a última chance do Palmeiras de tentar fazer o terceiro gol e evitar uma enorme pressão sobre a equipe, e principalmente, ao técnico Roger Machado. Marcos Rocha ergue a bola na área do Atlético, Deyverson escora para o meio da pequena área e Bruno Henrique faz o gol. Pronto, armou-se a confusão! Árbitro Péricles Bassols    -     Foto reprodução Yahoo Esportes Esse foi o terceiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Atlético por 3 a 2. Um gol bastante questionado pelos atleticanos, que reclamaram a marcação da falta que originou o gol. No lance, o atacante Ricardo Oliveira faz o movimento para proteger a bola, e na trombada com o zagueiro Edu Dracena, o árbitro Péricles Bassols marcou falta para o verdão. Se ele não marca, o Atlético teria uma ótima oportunidade de gol, pois tinha superioridade numér...

A Copa pune, amigo

A lista de convocados do técnico Tite, anunciada hoje, surpreendeu alguns, desagradou outros e foi bem interpretada por outros tantos. Afinal, futebol não é e nunca foi unanimidade entre torcedores, motivo pelo qual é tão apaixonante falar sobre esse esporte. Fernandinho desolado após eliminação para Bélgica    -   Foto reprodução OGlobo Por ser a primeira convocação pós Copa do Mundo, em um momento que muito se fala em renovação da seleção, era esperado que Tite fosse anunciar algumas novidades. O que me chamou mais a atenção foram jogadores que ficaram de fora da lista. Dos 23 atletas que estiveram na Rússia, apenas 13 foram convocados pelo treinador. Até ai tudo bem, se não fosse pela ausência de dois: o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, dois dos mais criticados pela eliminação no Mundial da Rússia. O primeiro já foi sacrificado em 2014, após o trágico 7 a 1. Naquele jogo no Mineirão o coletivo não funcionou, mas Fernandinho, que atua...

Futebol raiz

Nunca será só futebol! Essa expressão ficou bastante conhecida entre os brasileiros por demonstrar através de histórias o quanto o futebol é significativo na vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Uma paixão difícil de explicar, mas que mexe completamente com o psicológico de qualquer amante dessa modalidade esportiva. Foto reprodução Liga Desportiva de Pará de Minas Não apenas um sentimento resumido aos grandes clubes de futebol, como Atlético, Cruzeiro, América, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, entre outros. É um amor bairrista, que começa com o time de futebol formado pelos amigos, com aquele time do bairro ou a equipe que representa a cidade. Quem disse que precisa ser um futebol de alto nível para encher os olhos de quem gosta do esporte? O futebol amador que o diga, pois ele envolve muito mais que uma disputa entre as quatro linhas, carrega consigo o lado social e democrático. Os jogadores podem não mostrar suas habilidades em ...