Pular para o conteúdo principal

Austrália: Um reduto de experiência para fazer história em 2018


A Austrália participará da sua quinta Copa do Mundo. Membros da Confederação Asiática de Futebol desde 2006, os Socceroos, como também são chamados, esperam fazer história e alcançar, pelo menos, a fase quartas de final, o que nunca aconteceu.

Foto: iG Esportes

Nas quatro participações anteriores, a seleção australiana caiu na primeira fase três edições, 1974, 2010 e 2014, e foi às oitavas de final em 2006, na Alemanha, quando acabou eliminada para a campeão Itália. A posição mais expressiva dos australianos em competições a nível mundial foi o vice-campeonato da Copa das Confederações em 1997. Na final, os socceroos perderam para o Brasil por 6 a 0.

A preparação para a Copa do Mundo 2018 teve momentos de tensão para os torcedores da terra dos Cangurus. A Austrália entrou na segunda fase das eliminatórias e foi bem, ficando no primeiro lugar do grupo B, acumulando 7 vitórias e apenas uma derrota. Na terceira fase, o desempenho foi inferior e eles ficaram em terceiro lugar do grupo 2, com 5 vitórias, 4 empates e uma derrota. O jeito foi disputar a repescagem com a Síria. No jogo de ida o duelo terminou empatado em 1 a 1. Na volta, na Austrália, os donos da casa venceram por 2 a 1.

Foto: Futebol na Veia

Talvez a principal força da Austrália esteja no banco de reservas. O treinador holandês Bert van Marwijk, vice-campeão com a Holanda em 2010, é uma das esperanças dos socceroos para tentar uma boa performance na Copa da Rússia. O treinador tem 65 anos, mas não é nenhum pouco ultrapassado quando o assunto é futebol.

Gosta de utilizar o sistema 4-2-3-1. Além da seleção australiana, tem passagens pelas seleções da Arábia Saudita, onde foi bem, acumulando 10 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, e pela Holanda, onde foi melhor ainda, com 34 vitórias, 10 empates e 8 derrotas.

Em clubes, seu melhor momento foi na primeira passagem pelo tradicional Feyenoord, da Holanda, nas temporadas 00/01 a 03/04. Em 176 jogos ele obteve 104 vitórias, 33 empates e 39 derrotas, conquistando, inclusive, o título da UEFA Cup, em 01/02.

Foto: Fox Sports

No campo, destaque para o veterano Tim Cahill, de 38 anos. Principal estrela da equipe da Oceania nos últimos anos, Cahill não vem jogando regularmente no Millwall, time que disputa a segunda divisão do Campeonato Inglês.

Na Copa do Mundo, a Austrália está no grupo C junto com França, Dinamarca e Peru. A estreia será contra a seleção francesa, no dia 16, na Arena Kazan, às 7h (horário de Brasília).

CONVOCAÇÃO 2014 (os clubes correspondem à época da convocação)

Goleiros: Eugene Galekovic (Adelaide United-AUS), Mitchell Langerak (Borussia Dortmund-ALE) e Mat Ryan (Brugge-BEL).

Defensores: Jason Davidson (Heracles Almelo-HOL), Ivan Franjic (Brisbane Roar-AUS), Ryan McGowan (Shandong Luneng Taishan-CHN), Matthew Spiranovic (Western Sydney Wanderers-AUS), Alex Wilkinson (Jeonbuk-COR) e Bailey Wright (Preston North End-ING).

Meio-campistas: Oliver Bozanic (Luzern-SUI), Mark Bresciano (Al Gharafa-CAT), James Holland (Austria Vienna-AUT), Mile Jedinak (Crystal Palace-ING), Massimo Luongo (Swindon Town-ING), Mark MIlligan (Melbourne Victory-AUS), Tommy Oar (Utrecht-HOL), Matt McKay (Brisbane Roar-AUS), James Troisi (Atalanta-AUS) e Dario Vidosic (Sion-SUI).

Atacantes: Tim Cahill (New York Red Bulls-EUA), Ben Halloran (Fortuna Dusseldorf-ALE), Matthew Leckie (Frankfurt-ALE) e Adam Taggart (Newcastle Jets-AUS).

CONVOCAÇÃO 2018 – Pré-lista

Goleiros: Brad Jones (Feyenoord-HOL), Mathew Ryan (Brighton & Hove Albion-ING) e Danny Vukovic (Genk-BEL)

Defensores: Aziz Behich (Bursaspor-TUR), Milos Degenek (Yokohama Marinos-JAP), Matthew Jurman (Suwon Samsung Bluewings FC-ROK), Fran Karacic (Lokomotiva Zagreb-CRO), James Meredith (Millwall FC-ING), Josh Risdon (Western Sydney Wanderers-AUS) e Trent Sainsbury (Grasshopper-BEL)

Meio-campistas: Joshua Brillante (Sydney FC-AUS), Jackson Irvine (Hull City-ING), Mile Jedinak (Aston Villa-ING), Robbie Kruse (Bochum-ALE), Massimo Luongo (Queens Park Rangers-ING), Mark Milligan (Al-Ahli Jeddah-KSA), Aaron Mooy (Huddersfield Town-ING), Tom Rogic (Celtic FC-ESC) e James Troisi (Melbourne Victory-AUS)

Atacantes: Daniel Arzani (Melbourne City FC-AUS), Tim Cahill (Millwall FC-ING), Tomi Juric - FC Luzer-SUI), Mathew Leckie (Hertha Berlim-ALE), Andrew Nabbout (Urawa Red Diamonds-JAP), Dimi Petratos e Nikita Rukavytsya (Maccabi Haifa-ISR)


*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transformarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um erro por outro

Quarenta e oito minutos do segundo tempo, partida empatada em 2 a 2, falta polêmica marcada para o Palmeiras no meio de campo. Era o último lance do jogo, a última chance do Palmeiras de tentar fazer o terceiro gol e evitar uma enorme pressão sobre a equipe, e principalmente, ao técnico Roger Machado. Marcos Rocha ergue a bola na área do Atlético, Deyverson escora para o meio da pequena área e Bruno Henrique faz o gol. Pronto, armou-se a confusão! Árbitro Péricles Bassols    -     Foto reprodução Yahoo Esportes Esse foi o terceiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Atlético por 3 a 2. Um gol bastante questionado pelos atleticanos, que reclamaram a marcação da falta que originou o gol. No lance, o atacante Ricardo Oliveira faz o movimento para proteger a bola, e na trombada com o zagueiro Edu Dracena, o árbitro Péricles Bassols marcou falta para o verdão. Se ele não marca, o Atlético teria uma ótima oportunidade de gol, pois tinha superioridade numér...

A Copa pune, amigo

A lista de convocados do técnico Tite, anunciada hoje, surpreendeu alguns, desagradou outros e foi bem interpretada por outros tantos. Afinal, futebol não é e nunca foi unanimidade entre torcedores, motivo pelo qual é tão apaixonante falar sobre esse esporte. Fernandinho desolado após eliminação para Bélgica    -   Foto reprodução OGlobo Por ser a primeira convocação pós Copa do Mundo, em um momento que muito se fala em renovação da seleção, era esperado que Tite fosse anunciar algumas novidades. O que me chamou mais a atenção foram jogadores que ficaram de fora da lista. Dos 23 atletas que estiveram na Rússia, apenas 13 foram convocados pelo treinador. Até ai tudo bem, se não fosse pela ausência de dois: o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, dois dos mais criticados pela eliminação no Mundial da Rússia. O primeiro já foi sacrificado em 2014, após o trágico 7 a 1. Naquele jogo no Mineirão o coletivo não funcionou, mas Fernandinho, que atua...

Futebol raiz

Nunca será só futebol! Essa expressão ficou bastante conhecida entre os brasileiros por demonstrar através de histórias o quanto o futebol é significativo na vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Uma paixão difícil de explicar, mas que mexe completamente com o psicológico de qualquer amante dessa modalidade esportiva. Foto reprodução Liga Desportiva de Pará de Minas Não apenas um sentimento resumido aos grandes clubes de futebol, como Atlético, Cruzeiro, América, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, entre outros. É um amor bairrista, que começa com o time de futebol formado pelos amigos, com aquele time do bairro ou a equipe que representa a cidade. Quem disse que precisa ser um futebol de alto nível para encher os olhos de quem gosta do esporte? O futebol amador que o diga, pois ele envolve muito mais que uma disputa entre as quatro linhas, carrega consigo o lado social e democrático. Os jogadores podem não mostrar suas habilidades em ...