Pular para o conteúdo principal

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro


A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação.



Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem.

Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da seleção oriental, mas aposta no jogo organizado e na boa fase do principal atleta sul-coreano, o meia Heung Min Son, de 25 anos, jogador do Tottenham-ING, para surpreender na Rússia.

Habilidoso, rápido e bom finalizador, Son atua como meia, segundo atacante ou até ponta de lança. Chute bem com os dois pés, sabe se posicionar e tem boa leitura de jogo. Na temporada, ele foi extremamente importante para o clube inglês. Participou de 52 partidas, marcou 18 gols e deu 11 assistências.

Foto reprodução Twitter

Defendendo sua seleção, Son também tem bons números. Desde 2010, quando passou a ser convocado, foram 61 partidas com 20 gols marcados e 7 assistências.  

Contudo, Son, que é tratado como uma grande promessa do futebol mundial, pode interromper sua carreira para defender o exército sul-coreano. Isso mesmo, parece loucura, mas não é. Na Coreia do Sul, os homens precisam servir no exército pelo período de dois anos, e o alistamento precisa ser concluído até que eles façam 27 anos, idade que Son completará no ano que vem.

A esperança de Son e dos torcedores asiáticos e do Tottenham é que, como jogador ele pode ser isento do serviço militar de três formas: título dos Jogos Asiáticos e figurar entre os três primeiros em uma Copa do Mundo ou nas Olimpíadas.

Foto reprodução Twitter

Nos dois últimos é uma tarefa ingrata e quase impossível se levarmos em consideração as equipes participantes da Copa e Olimpíadas. Com isso, os Jogos Asiáticos surgem como a principal esperança. Eles serão realizados na Indonésia bem após a Copa do Mundo, entre 18 de agosto e 4 de setembro. A Coreia do Sul já ganhou três medalhas de ouro na competição, em 1970, 1978 e 1986. A quarta virou uma obrigação diante da possibilidade de perda de um dos maiores talentos do futebol oriental.

A Coreia do Sul está no grupo F da Copa do Mundo junto com Alemanha, Suécia e México. A estreia será contra a Suécia, no dia 18, às 9h.

CONVOCAÇÃO COPA DO MUNDO 2014 (clubes correspondentes à época)

Goleiros: Jung Sung-Ryong (Suwon Bluewings), Kim Seung-Gyu (Ulsan Hyundai) e Lee Bum-Young (Busan)

Defensores: Kim Jin-Su (Albirex Niigata/JAP), Kim Young-Gwon (Guangzhou Evergrande/CHN), Yoon Suk -Young (Queens Park Rangers/ING), Hwang Seok-Ho (Sanfrecce Hiroshima/JAP), Hong Jeong-Ho (Augsburg/ALE), Kwak Tae-Hwi (Al Hilal/SAU), Lee Yong (Ulsan Hyundai) e Kim Shang-Su (Kashiwa Reysol/JAP).

Meio-campo: Ki Sun-Yueng (Sunderland/ING), Ha Dae-Sung (Beijing Guoan/CHN), Han Kook-Young (Kashiwa Reysol/JAP), Park Jong-Woo (Guangzhou R&F/CHN), Kim Bo-Kyung (Cardiff/GAL), Lee Chung-Yong (Bolton/ING), Ji Dong-Won (Augsburg/ALE) e Son Heung-Min (Bayer Leverkusen/ALE).

Atacantes: Koo Ja-Cheol (Mainz/ALE), Lee Keun-Ho (Sangju Sangmu), Park Chu-Young (Watford/ING) e Kim Shin-Wook (Ulsan Hyundai).

CONVOCAÇÃO 2018 - Lista final 

Goleiros: Kim Seunggyu (Vissel Kobe-JAP), Kim Jinhyeon (Cerezo Osaka-JAP), Jo Hyeonwoo (Daegu FC-COR).

Defensores: Kim Younggwon (Guangzhou Evergrande-CHI), Jang Hyunsoo (Tokyo FC-JAP), Jeong Seunghyeon (Sagan Tosu-JAP), Yun Yeongseon (Seongnam FC-COR), Kwon Kyungwon (Tianjin QuanJian-CHI), Oh Bansuk (Jeju UTD-COR), Kim Jinsu (Jeonbuk Hyundai-COR), Kim Minwoo (Sangju Sangmu-COR), Park Jooho (Ulsan Hyundai-COR), Hong Chul (Sangju Sangmu-COR), Go Yohan (FC Seoul-COR), Lee Yong (Jeonbuk Hyundai-COR).

Meio-campistas: Ki Sung-Yueng (Swansea City-ING), Jung Wooyoung (Vissel Kobe-JAP), Kwon Changhoon (Dijon FCO-FRA), Ju Sejong (Asan Mugunghwa-COR), Koo Jacheol (Augsburg-ALE), Lee Jaesung (Jeonbuk Hyundai-COR), Lee Seung-woo (Hellas Verona-ITA), Moon Sunmin (Incheon UTD-COR), Lee Chung-yong (Crystal Palace-ING).

Atacantes: Kim Shinwook (Jeonbuk Hyundai-COR), Son Heungmin (Tottenham-ING), Hwang Heechan (Red Bull Salzburg-AUS), Lee Keunho (Gangwon FC-COR).

*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transfermarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um erro por outro

Quarenta e oito minutos do segundo tempo, partida empatada em 2 a 2, falta polêmica marcada para o Palmeiras no meio de campo. Era o último lance do jogo, a última chance do Palmeiras de tentar fazer o terceiro gol e evitar uma enorme pressão sobre a equipe, e principalmente, ao técnico Roger Machado. Marcos Rocha ergue a bola na área do Atlético, Deyverson escora para o meio da pequena área e Bruno Henrique faz o gol. Pronto, armou-se a confusão! Árbitro Péricles Bassols    -     Foto reprodução Yahoo Esportes Esse foi o terceiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Atlético por 3 a 2. Um gol bastante questionado pelos atleticanos, que reclamaram a marcação da falta que originou o gol. No lance, o atacante Ricardo Oliveira faz o movimento para proteger a bola, e na trombada com o zagueiro Edu Dracena, o árbitro Péricles Bassols marcou falta para o verdão. Se ele não marca, o Atlético teria uma ótima oportunidade de gol, pois tinha superioridade numér...

A Copa pune, amigo

A lista de convocados do técnico Tite, anunciada hoje, surpreendeu alguns, desagradou outros e foi bem interpretada por outros tantos. Afinal, futebol não é e nunca foi unanimidade entre torcedores, motivo pelo qual é tão apaixonante falar sobre esse esporte. Fernandinho desolado após eliminação para Bélgica    -   Foto reprodução OGlobo Por ser a primeira convocação pós Copa do Mundo, em um momento que muito se fala em renovação da seleção, era esperado que Tite fosse anunciar algumas novidades. O que me chamou mais a atenção foram jogadores que ficaram de fora da lista. Dos 23 atletas que estiveram na Rússia, apenas 13 foram convocados pelo treinador. Até ai tudo bem, se não fosse pela ausência de dois: o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, dois dos mais criticados pela eliminação no Mundial da Rússia. O primeiro já foi sacrificado em 2014, após o trágico 7 a 1. Naquele jogo no Mineirão o coletivo não funcionou, mas Fernandinho, que atua...

Futebol raiz

Nunca será só futebol! Essa expressão ficou bastante conhecida entre os brasileiros por demonstrar através de histórias o quanto o futebol é significativo na vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Uma paixão difícil de explicar, mas que mexe completamente com o psicológico de qualquer amante dessa modalidade esportiva. Foto reprodução Liga Desportiva de Pará de Minas Não apenas um sentimento resumido aos grandes clubes de futebol, como Atlético, Cruzeiro, América, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, entre outros. É um amor bairrista, que começa com o time de futebol formado pelos amigos, com aquele time do bairro ou a equipe que representa a cidade. Quem disse que precisa ser um futebol de alto nível para encher os olhos de quem gosta do esporte? O futebol amador que o diga, pois ele envolve muito mais que uma disputa entre as quatro linhas, carrega consigo o lado social e democrático. Os jogadores podem não mostrar suas habilidades em ...