Pular para o conteúdo principal

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro


A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação.



Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem.

Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da seleção oriental, mas aposta no jogo organizado e na boa fase do principal atleta sul-coreano, o meia Heung Min Son, de 25 anos, jogador do Tottenham-ING, para surpreender na Rússia.

Habilidoso, rápido e bom finalizador, Son atua como meia, segundo atacante ou até ponta de lança. Chute bem com os dois pés, sabe se posicionar e tem boa leitura de jogo. Na temporada, ele foi extremamente importante para o clube inglês. Participou de 52 partidas, marcou 18 gols e deu 11 assistências.

Foto reprodução Twitter

Defendendo sua seleção, Son também tem bons números. Desde 2010, quando passou a ser convocado, foram 61 partidas com 20 gols marcados e 7 assistências.  

Contudo, Son, que é tratado como uma grande promessa do futebol mundial, pode interromper sua carreira para defender o exército sul-coreano. Isso mesmo, parece loucura, mas não é. Na Coreia do Sul, os homens precisam servir no exército pelo período de dois anos, e o alistamento precisa ser concluído até que eles façam 27 anos, idade que Son completará no ano que vem.

A esperança de Son e dos torcedores asiáticos e do Tottenham é que, como jogador ele pode ser isento do serviço militar de três formas: título dos Jogos Asiáticos e figurar entre os três primeiros em uma Copa do Mundo ou nas Olimpíadas.

Foto reprodução Twitter

Nos dois últimos é uma tarefa ingrata e quase impossível se levarmos em consideração as equipes participantes da Copa e Olimpíadas. Com isso, os Jogos Asiáticos surgem como a principal esperança. Eles serão realizados na Indonésia bem após a Copa do Mundo, entre 18 de agosto e 4 de setembro. A Coreia do Sul já ganhou três medalhas de ouro na competição, em 1970, 1978 e 1986. A quarta virou uma obrigação diante da possibilidade de perda de um dos maiores talentos do futebol oriental.

A Coreia do Sul está no grupo F da Copa do Mundo junto com Alemanha, Suécia e México. A estreia será contra a Suécia, no dia 18, às 9h.

CONVOCAÇÃO COPA DO MUNDO 2014 (clubes correspondentes à época)

Goleiros: Jung Sung-Ryong (Suwon Bluewings), Kim Seung-Gyu (Ulsan Hyundai) e Lee Bum-Young (Busan)

Defensores: Kim Jin-Su (Albirex Niigata/JAP), Kim Young-Gwon (Guangzhou Evergrande/CHN), Yoon Suk -Young (Queens Park Rangers/ING), Hwang Seok-Ho (Sanfrecce Hiroshima/JAP), Hong Jeong-Ho (Augsburg/ALE), Kwak Tae-Hwi (Al Hilal/SAU), Lee Yong (Ulsan Hyundai) e Kim Shang-Su (Kashiwa Reysol/JAP).

Meio-campo: Ki Sun-Yueng (Sunderland/ING), Ha Dae-Sung (Beijing Guoan/CHN), Han Kook-Young (Kashiwa Reysol/JAP), Park Jong-Woo (Guangzhou R&F/CHN), Kim Bo-Kyung (Cardiff/GAL), Lee Chung-Yong (Bolton/ING), Ji Dong-Won (Augsburg/ALE) e Son Heung-Min (Bayer Leverkusen/ALE).

Atacantes: Koo Ja-Cheol (Mainz/ALE), Lee Keun-Ho (Sangju Sangmu), Park Chu-Young (Watford/ING) e Kim Shin-Wook (Ulsan Hyundai).

CONVOCAÇÃO 2018 - Lista final 

Goleiros: Kim Seunggyu (Vissel Kobe-JAP), Kim Jinhyeon (Cerezo Osaka-JAP), Jo Hyeonwoo (Daegu FC-COR).

Defensores: Kim Younggwon (Guangzhou Evergrande-CHI), Jang Hyunsoo (Tokyo FC-JAP), Jeong Seunghyeon (Sagan Tosu-JAP), Yun Yeongseon (Seongnam FC-COR), Kwon Kyungwon (Tianjin QuanJian-CHI), Oh Bansuk (Jeju UTD-COR), Kim Jinsu (Jeonbuk Hyundai-COR), Kim Minwoo (Sangju Sangmu-COR), Park Jooho (Ulsan Hyundai-COR), Hong Chul (Sangju Sangmu-COR), Go Yohan (FC Seoul-COR), Lee Yong (Jeonbuk Hyundai-COR).

Meio-campistas: Ki Sung-Yueng (Swansea City-ING), Jung Wooyoung (Vissel Kobe-JAP), Kwon Changhoon (Dijon FCO-FRA), Ju Sejong (Asan Mugunghwa-COR), Koo Jacheol (Augsburg-ALE), Lee Jaesung (Jeonbuk Hyundai-COR), Lee Seung-woo (Hellas Verona-ITA), Moon Sunmin (Incheon UTD-COR), Lee Chung-yong (Crystal Palace-ING).

Atacantes: Kim Shinwook (Jeonbuk Hyundai-COR), Son Heungmin (Tottenham-ING), Hwang Heechan (Red Bull Salzburg-AUS), Lee Keunho (Gangwon FC-COR).

*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transfermarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou sem co