Pular para o conteúdo principal

Força coletiva e retranca: o que esperar da Costa Rica, sensação do Mundial 2014


Considerada a sensação da última Copa do Mundo, a Costa Rica chega muito empolgada para o Mundial da Rússia, esperando repetir o bom futebol que a levou às quartas de final em 2014, no torneio disputado em território brasileiro. Naquele ano, a seleção costarriquenha caiu no grupo mais ingrato que poderia existir. Ao lado dela estavam as campeãs mundiais Inglaterra, Itália e Uruguai.  

Foto: Plano Tático

Obviamente a Costa Rica foi dada como saco de pancadas desse grupo da morte, mas os deuses do futebol mostraram o por quê esse esporte é tão fascinante. Logo na estreia, vitória diante do Uruguai, de virada, por 3 a 1. Posteriormente vieram o triunfo sobre a Itália, por 1 a 0, e o empate com a Inglaterra, em 0 a 0, o que deixou a Costa Rica na liderança do grupo com 7 pontos.

Nas oitavas de final, a vítima foi a Grécia e nas quartas de final, o ímpeto da Costa Rica parou diante de uma forte e consistente Holanda. Mas não foi fácil para os holandeses. Empate em 0 a 0 no tempo normal e nos pênaltis melhor para os europeus, que venceram por 4 a 3. A campanha da Costa Rica foi histórica não só para o país, mas para o continente centro-americano. Ela foi a seleção da América Central que chegou mais longe em uma Copa e foi também a única seleção que conseguiu ser líder em um grupo de Mundial.

Daquele time, se destacaram o goleiro Navas, que foi contratado pelo Real Madrid, o jovem Joel Campbell, que jogava pelo Olympiacos, mas pertencia ao Arsenal e retornou ao time inglês após o Mundial, e os experientes meias Christian Bolaños e Bryan Ruiz. Os quatro jogadores estarão novamente defendendo as cores da Costa Rica em uma Copa do Mundo, porém, o momento agora é outro e o comandante da seleção também.

Navas em ação pelo Real Madrid     -      Foto: Marca

O colombiano Jorge Luis Pinto saiu da seleção após a Copa do Mundo e foi substituído pelo costarriquenho Paulo Wanchope. Após uma confusão com seguranças em jogo da seleção sub-23, Wanchope acabou deixando o cargo, e para seu lugar foi contratado outro técnico de origem costarriquenha, Oscar Ramírez.

Com Ramírez, a Costa Rica conseguiu a classificação para sua quinta Copa do Mundo, ao ficar na segunda colocação do Hexagonal Final das Eliminatórias das América do Norte e Central. Eles ficaram cinco pontos atrás do México, que terminou na primeira colocação. Ramírez é adepto da formação com 5 defensores e espera dificultar as ações ofensivas dos adversários nesta Copa do Mundo, entre eles o Brasil.

Treinador Oscar Ramírez    -    Foto: Diez.hn

Mas vai precisar ajustar muitos pontos de sua defesa. Nos últimos cinco jogos da Costa Rica, entre amistosos e Eliminatórias, a seleção venceu apenas um, empatou dois e perdeu outros dois. Para corrigir os erros e chegar afinado para a Copa do Mundo, a seleção costarriquenha terá mais três amistosos até a estreia. 

No dia 03/06, enfrenta a Irlanda do Norte, depois jogará contra a Inglaterra, no dia 7, e conclui a agenda de compromissos no dia 11, diante da Bélgica. Das três partidas, duas serão contra seleções que estarão presentes no Mundial, o que pode ser um bom teste.

Na Copa do Mundo, a Costa Rica caiu no grupo E, juntamente com Brasil, Sércia e Suíça. O primeiro duelo será contra os Sérvios, no dia 17, às 9h, no estádio Samara.


CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2014 (clubes correspondentes à época)

Goleiros: Keilor Navas (Levante-ESP) Patrick Pemberton (Alajuelense-CRC), Daniel Cambronero (Herediano-CRC)

Defensores: Johnny Acosta (Alajuelense-CRC), Giancarlo González (Columbus Crew-EUA), Michael Umaña (Saprissa-CRC), Oscar Duarte (Brugge-BEL), Waylon Francis (Columbus Crew-EUA), Heiner Mora (Saprissa-CRC), Júnior Díaz (Mainz 05-ALE), Christian Gamboa (Rosenborg-SUE), Roy Miller (New York Red Bull-EUA)

Meio-campistas: Celso Borges (AIK-SUE), Christian Bolaños (FC Copenhagen-DEN), Oscar Esteban Granados (Herediano-CRC), Michael Barrantes (AAlesund-NOR), Yeltsin Tejeda (Saprissa-CRC), Diego Calvo (Valerenga-NOR), José Miguel Cubero (Herediano-CRC)

Atacantes: Bryan Ruiz (PSV Eindhoven-HOL), Joel Campbell (Olympiakos-GRE) Randall Brenes (Cartaginés-CRC), Marco Ureña (FC Kuban Krasnodar-RUS)

CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2018

Goleiros: Keylor Navas (Real Madrid-ESP), Patrick Pemberton (Alajuelense –CRC) e Leonel Moreira (Herediano-CRC)

Defensores: Cristian Gamboa (Celtic-ESC), Ian Smith (Norrköping-SUE), Ronald Matarita (New York City F.C-EUA), Bryan Oviedo (Sunderland-ING), Oscar Duarte (Oviedo-ESP), Giancarlo González (Bologna-ITA), Francisco Calvo (Minnesota-EUA), Kendall Watson (Vancouver Whitecaps-CAN) e Johnny Acosta (Águias Douradas-COL)

Meio-campistas: David Guzmán (Portland Timbers-EUA), Yeltsin Tejeda (FC Lausanne-Sport-SUI), Celso Borges (La Coruña-ESP), Randall Azofeifa (Herediano-CRC), Rodney Wallace (New York City FC-EUA), Bryan Ruiz (Sporting-POR), Daniel Colindres e Christian Bolaños (Saprissa-CRC)

Atacantes: Johan Venegas (Saprissa-CRC), Joe Campbell (Betis-ESP) e Marcos Ureña (Los Angeles FC-EUA)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

Vai brasileirar?

Hoje é dia El Clássico! Às 18h, horário de Brasília, Barcelona e Real Madrid irão se enfrentar pelo jogo de ida das semifinais da Copa del Rey, na casa do time catalão. Foto: Fox Sports Por colocar frente a frente duas das equipes de maior representatividade do futebol mundial, o El Clássico é, por si só, um evento de acumular uma expectativa incomensurável no coração de qualquer amante do futebol. Mas hoje, meus amigos, um dos jogos mais importantes (e atrativos) do mundo terá a presença de um garoto, de apenas 18, com chance de roubar o protagonismo do rei do El Clássico, Lionel Messi. Sim, Vinícius Júnior superou os obstáculos da idade, pode ser titular hoje e é apontado por muitos como a grande esperança madridista para recuperar o brilho que Cristiano Ronaldo levou consigo para Itália. Claaaro que, Vinícius Jr não é, nem de longe, o jogador que CR7 foi, mas tem sido, no atual elenco, o cara que mais chama a responsabilidade e tenta um algo a mais no ataque. Fo