Pular para o conteúdo principal

Inglaterra: o sonho do Bi alimentado por uma nova geração de talentos


País berço do futebol, a Inglaterra tem motivos para sonhar nesta Copa do Mundo, mesmo com os fracassos recentes no Mundial de 2014 e na Eurocopa 2016. The Three Lions – “os três leões” como também são conhecidos devido ao escudo da seleção inglesa – apostam suas fichas na jovem e talentosa geração que terminou a atual temporada em alta para buscar o bicampeonato mundial.

Foto: Premier League Brasil

Aliás essa geração substitui outra geração de muito talento, comandada por John Terry, Frank Lampard, David Beckham, Steven Gerrard e Wayne Rooney. Na lista de 23 jogadores do técnico Gareth Southgate, apenas cinco jogadores estiveram presentes no Mundial realizado no Brasil. Os outros 18 atletas são novatos, a maioria jovens, que têm dado muito trabalho na Inglaterra, alguns inclusive, como o centroavante Harry Kane, despertando interesse em grandes clubes como Real Madrid.

Ainda assim, mesmo com a esperança dos ingleses no English Team, há muitas incertezas sobre o que a Inglaterra pode apresentar na Rússia. Isso porque a preparação para a Copa do Mundo teve mais baixos do que altos. Baixos que começaram já na Copa de 2014, quando a Inglaterra terminou a fase de grupos em último lugar.

Nas Eliminatórias Europeias, a Inglaterra caiu no grupo F e não teve dificuldades em ficar na liderança, acumulando 8 vitórias e 2 empates em 10 partidas. Mas, convenhamos, o grupo era composto por seleções de nível técnico baixo, que não impuseram grandes obstáculos aos ingleses. Já na Eurocopa 2016, disputada na França, a Inglaterra ficou em segundo lugar no seu grupo, composto por País de Gales, Rússia e Eslováquia, e acabou sendo eliminada nas oitavas de final para a surpreendente Islândia, ao perder por 2 a 1.

Islândia 2x1 Inglaterra      -      Foto: Reuters

Em relação aos amistosos, nos últimos três, a Inglaterra enfrentou seleções de alto nível e não perdeu nenhum. Empates em 0 a 0 com o Brasil, 1 a 1 com a Itália e vitória de 1 a 0 sobre a Holanda. Assim como a maioria dos clubes ingleses e apostando no sucesso que isso fez com Antônio Conte no Chelsea, na temporada 2016/17, o técnico Southgate arma a Inglaterra com uma linha de cinco defensores sem a bola. Quando se tem a redonda, ele libera os alas ao ataque.

Desta forma, a Inglaterra solidificou sua defesa. O desafio agora é melhorar os números do ataque. Para isso, a esperança tem nome e sobrenome, Harry Kane. Nesses três amistosos mencionados, ele não jogou, pois estava se recuperando de lesão. Com Kane 100% a história é outra. Na temporada, o camisa 10 do Tottenham foi impiedoso com os adversários. Em 48 partidas, ele balançou as redes 41 vezes, e ainda contribuiu com 5 assistências.

Foto: Daily Star

Com 1,88 m, Kane é altamente eficaz no jogo aéreo ofensivo, mas também é muito bom com a bola nos pés. Não se engane, ele não é desengonçado como a maioria dos atacantes altos de referência. Kane tem apenas 24 anos e já é cotado em 120 milhões de euros, segundo dados do site Transformarkt. Pela seleção principal, Kane também é artilheiro. Ao todo, ele entrou em campo 23 vezes pela Inglaterra, marcando 12 gols.

Por esses números e pela inteligência coletiva em campo, Kane já foi anunciado como capitão da Inglaterra na Copa do Mundo. Para conseguir o bicampeonato Mundial, os ingleses precisam, primeiramente, passar de fase. Eles caíram no grupo G, com Bélgica, Panamá e Tunísia. A estreia será no dia 18, às 15h, contra a Tunísia, em Volgogrado.

CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2014 (clubes correspondentes à época)


Goleiros: Joe Hart (Manchester City-ING), Ben Foster (West Bromwich Albion-ING) e Fraser Forster (Celtic-ESC)

Defensores: Leighton Baines (Everton-ING), Gary Cahill (Chelsea-ING), Phil Jagielka (Everton-ING), Glen Johnson (Liverpool-ING), Phil Jones (Manchester United-ING), Luke Shaw (Southampton-ING) e Chris Smalling (Manchester United-ING)

Meio-campistas: Ross Barkley (Everton-ING), Steven Gerrard e Jordan Henderson (Liverpool-ING), Adam Lallana (Southampton-ING), Frank Lampard (Chelsea-ING), James Milner (Manchester City-ING), Alex Oxlade-Chamberlain e Jack Wilshere (Arsenal-ING) e Raheem Sterling (Liverpool-ING)

Atacantes: Rickie Lambert (Southampton-ING), Wayne Rooney e Daniel Welbeck (Manchester United-ING) e Daniel Sturridge (Liverpool-ING)

CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2018

Goleiros: Jordan Pickford (Everton-ING), Jack Butland (Stoke City-ING) e Nick Pope (Burnley-ING)

Defensores: Alexander-Arnold (Liverpool-ING), Cahill (Chelsea-ING), Delph, Stones e Walker (Manchester City-ING), Phil Jones e Ashley Young (Manchester United-ING), Danny Rose e Trippier (Tottenham-ING) e Harry Maguire (Leicester-ING)

Meio-campo: Dier e Dele Alli (Tottenham-ING), Jordan Henderson (Liverpool-ING), Lingard (Manchester United-ING) e Loftus-Cheek (Crystal Palace-ING)

Ataque: Raheem Sterling (Manchester City-ING), Marcus Rashford (Manchester United-ING), Harry Kane (Tottenham-ING), Jamie Vardy (Leicester-ING) e Danny Welbeck (Arsenal-ING)

*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transformarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O dono dela

Desde quando Iniesta saiu do Barcelona, muito se perguntou quem carregaria o fardo de vestir a camisa 8 do clube catalão. Especulou-se o francês Pogba, do Manchester United, o italiano Verrati, do PSG e o espanhol Thiago, do Bayer de Munique, que também é cria do Barca. Mas o escolhido não foi nenhuma dessas estrelas, mas sim um desconhecido jovem que vinha de uma boa temporada no futebol brasileiro, Arthur Melo. Foto: Barcelona Arthur chegou como uma promessa após se destacar no meio campo do Grêmio, campeão da Copa Libertadores 2017. Sem brincos, joias, tatuagens e afins, ele foi apresentado e participou da pré-temporada com o clube europeu nos EUA. Foi bem, aliás, bem demais. Mas ainda não era o suficiente para garantir vaga na equipe principal, até porque, o Barcelona repatriou Rafinha, que havia sido emprestado para a Inter de Milão na temporada anterior, e contratou Arturo Vidal, que chegou com status de titular. Algumas notícias indicaram que Arthur iria ser emp...

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou se...

Futebol raiz

Nunca será só futebol! Essa expressão ficou bastante conhecida entre os brasileiros por demonstrar através de histórias o quanto o futebol é significativo na vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Uma paixão difícil de explicar, mas que mexe completamente com o psicológico de qualquer amante dessa modalidade esportiva. Foto reprodução Liga Desportiva de Pará de Minas Não apenas um sentimento resumido aos grandes clubes de futebol, como Atlético, Cruzeiro, América, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, entre outros. É um amor bairrista, que começa com o time de futebol formado pelos amigos, com aquele time do bairro ou a equipe que representa a cidade. Quem disse que precisa ser um futebol de alto nível para encher os olhos de quem gosta do esporte? O futebol amador que o diga, pois ele envolve muito mais que uma disputa entre as quatro linhas, carrega consigo o lado social e democrático. Os jogadores podem não mostrar suas habilidades em ...