Pular para o conteúdo principal

França: favorita, jovem e badalada


Campeã Mundial em 1998, diante de sua torcida, a França chega à Rússia com moral e status de favorita para erguer o segundo caneco da Copa do Mundo. A equipe comandada pelo francês Didier Deschamps impõe respeito a qualquer adversário apesar da baixa média de idade do grupo de 23 jogadores, apenas 25 anos, a quarta menor entre as 32 seleções que irão disputar a Copa.

Foto reprodução tribunesports.net

Esse, inclusive, tem sido um tormento para o treinador francês. Deschamps teme que a juventude do elenco não filtre bem o favoritismo dado à seleção, não só pela mídia do país europeu, mas de todo o mundo. Apenas seis jogadores da atual equipe estiveram na última Copa, por isso, o técnico tenta blindar ao máximo seus comandados para evitar uma super exposição na mídia e atrapalhar o foco no objetivo principal.

Em 2014, também considerada uma das favoritas a ficar com o título mundial, a França começou bem, liderando o grupo E. Nas oitavas de final, fez um jogo seguro contra a Nigéria e venceu por 2 a 0. E ai nas quartas, teve pela frente a Alemanha, que mais tarde seria campeã, e apesar de um duelo equilibrado, os franceses perderam por 1 a 0. Se a França se classificasse enfrentaria o Brasil e evitaria (ou não) o trágico 7 a 1, ou seja o maior vexame brasileiro é culpa da França. Como diria os modinhas #sqn.

Nas eliminatórias europeias, a França não teve nenhum problema. Se classificou para a Copa com 7 vitórias, 2 empates e só 1 derrota e terminou a fase de grupos na liderança do grupo A. Em 2016, sediou a Eurocopa, e parecia que iria fazer que nem 1998, ser campeã diante da torcida. Na final, contra Portugal, a França era mais que favorita, mas quis o destino que Portugal ficasse com o título, num gol marcado no segundo tempo da prorrogação.

Foto reprodução folha.uol

O resultado, porém, não tira o brilho da seleção francesa, que conta com uma geração boa de bola e que promete dar trabalho na Rússia.  Do goleiro ao centroavante, Deschamps tem um leque de boas opções que lhe dão alternativas para jogar em diferentes sistemas táticos.

É certo que ele perdeu dois importantes atletas por lesão, o zagueiro Laurent Koscielny, do Arsenal, que vinha fazendo uma boa temporada pelo clube inglês, e o meia Payet, do Olympique Marselha, experiente jogador com boa visão de jogo e um eficiente arremate de média e longa distância.

Por outro lado, o treinador poderá contar com Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, que é, sem dúvida, a estrela da companhia francesa. O atacante de 27 anos é muito bom jogador e pode atuar centralizado entre os zagueiros ou como segundo atacante, se movimentando mais. Nesta temporada, com a camisa do Atlético de Madrid, ele marcou 29 gols e deu 15 assistências em 49 partidas. No principal duelo do clube espanhol, na final da Liga Europa contra o Olympique Marselha, Griezmann anotou duas bolas na rede na vitória por 3 a 0.

Foto sports.fr

Agora chegou a vez de Griezmann e companhia fazerem bonito na Copa do Mundo. A França está no grupo C, juntamente com Dinamarca, Peru e Austrália. O primeiro jogo será contra a Austrália, no dia 16, às 7h, em Kazan.


CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2014  (clubes correspondentes à época)

Goleiros: Mickaël Landreau (Bastia-FRA), Hugo Lloris (Tottenham-ING) e   Stéphane Ruffier (Saint-Étienne-FRA)

Defensores:   Mathieu Debuchy (Newcastle-ING), Lucas Digne (PSG-FRA), Patrice Evra (Manchester United-ING), Laurent Koscielny (Arsenal-ING), Eliaquim Mangala (Porto-POR), Bacary Sagna (Arsenal-ING), Mamadou Sakho (Liverpool-ING) e Raphaël Varane (Real Madrid-ESP)

Meias: Yohan Cabaye (PSG-FRA), Clément Grenier (Lyon-FRA), Blaise Matuidi (PSG-FRA), Rio Mavuba (Lille-FRA), Paul Pogba (Juventus-ITA), Moussa Sissoko (Newcastle-ING) e Mathieu Valbuena (Olympique de Marseille-FRA)

Atacantes: Karim Benzema (Real Madrid-ESP), Olivier Giroud (Arsenal-ING), Antoine Griezmann (Real Sociedad-ESP), Loïc Rémy (Newcastle-ING) e Franck Ribéry (Bayern de Munique-ALE)

CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2018 

Goleiros: Areola (PSG-FRA), Lloris (Tottenham-ING) e Mandanda (Olympique Marselha-FRA)

Defensores: L. Hernández (Atlético de Madri-ESP), P. Kimpembé (PSG-FRA), B. Mendy (Manchester City-ING), B. Pavard (Stuttgart-ALE), A. Rami (Olympique Marselha-FRA), D. Sidibé (Monaco-FRA), S. Umtiti (Barcelona-ESP) e Raphaël Varane (Real Madrid-ESP)

Meias: N. Kanté (Chelsea-ING), B. Matuidi (Juventus-ITA), S. Nzonzi (Sevilla-ESP), P. Pogba (Manchester United-ING) e C. Tolisso (Bayern de Munique-ALE)

Atacantes: O. Dembélé (Barcelona-ESP), N. Fekir (Lyon-FRA), Olivier Giroud (Chelsea-ING), A. Griezmann (Atlético de Madri-ESP), Lemar (Monaco-FRA), K. Mbappé (PSG-FRA) e Thauvin (Olympique Marselha-FRA)


*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transfermarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O dono dela

Desde quando Iniesta saiu do Barcelona, muito se perguntou quem carregaria o fardo de vestir a camisa 8 do clube catalão. Especulou-se o francês Pogba, do Manchester United, o italiano Verrati, do PSG e o espanhol Thiago, do Bayer de Munique, que também é cria do Barca. Mas o escolhido não foi nenhuma dessas estrelas, mas sim um desconhecido jovem que vinha de uma boa temporada no futebol brasileiro, Arthur Melo. Foto: Barcelona Arthur chegou como uma promessa após se destacar no meio campo do Grêmio, campeão da Copa Libertadores 2017. Sem brincos, joias, tatuagens e afins, ele foi apresentado e participou da pré-temporada com o clube europeu nos EUA. Foi bem, aliás, bem demais. Mas ainda não era o suficiente para garantir vaga na equipe principal, até porque, o Barcelona repatriou Rafinha, que havia sido emprestado para a Inter de Milão na temporada anterior, e contratou Arturo Vidal, que chegou com status de titular. Algumas notícias indicaram que Arthur iria ser emp...

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou se...

Futebol raiz

Nunca será só futebol! Essa expressão ficou bastante conhecida entre os brasileiros por demonstrar através de histórias o quanto o futebol é significativo na vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Uma paixão difícil de explicar, mas que mexe completamente com o psicológico de qualquer amante dessa modalidade esportiva. Foto reprodução Liga Desportiva de Pará de Minas Não apenas um sentimento resumido aos grandes clubes de futebol, como Atlético, Cruzeiro, América, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, entre outros. É um amor bairrista, que começa com o time de futebol formado pelos amigos, com aquele time do bairro ou a equipe que representa a cidade. Quem disse que precisa ser um futebol de alto nível para encher os olhos de quem gosta do esporte? O futebol amador que o diga, pois ele envolve muito mais que uma disputa entre as quatro linhas, carrega consigo o lado social e democrático. Os jogadores podem não mostrar suas habilidades em ...