Pular para o conteúdo principal

O dono dela


Desde quando Iniesta saiu do Barcelona, muito se perguntou quem carregaria o fardo de vestir a camisa 8 do clube catalão. Especulou-se o francês Pogba, do Manchester United, o italiano Verrati, do PSG e o espanhol Thiago, do Bayer de Munique, que também é cria do Barca. Mas o escolhido não foi nenhuma dessas estrelas, mas sim um desconhecido jovem que vinha de uma boa temporada no futebol brasileiro, Arthur Melo.

Foto: Barcelona

Arthur chegou como uma promessa após se destacar no meio campo do Grêmio, campeão da Copa Libertadores 2017. Sem brincos, joias, tatuagens e afins, ele foi apresentado e participou da pré-temporada com o clube europeu nos EUA. Foi bem, aliás, bem demais. Mas ainda não era o suficiente para garantir vaga na equipe principal, até porque, o Barcelona repatriou Rafinha, que havia sido emprestado para a Inter de Milão na temporada anterior, e contratou Arturo Vidal, que chegou com status de titular.

Algumas notícias indicaram que Arthur iria ser emprestado para ganhar bagagem, mas o técnico Valverde viu no garoto potencial para crescer no Barcelona, passou a dá-lo chances na equipe principal e, hoje, Arthur Melo é titular, camisa 8 e xodó da torcida blaugrana. O jovem de 22 anos já atuou em 6 partidas, 4 como titular, e em todas apresentou bom futebol. Tanto é verdade, que no jogo contra a Inter de Milão pela Liga dos Campeões da Europa, Arthur foi substituído no segundo tempo e foi aplaudido de pé pelos torcedores, em um Camp Nou lotado.

Foto: ESPN

Moral? Pouca, né! E as estatísticas mostram o porquê Valverde e a torcida catalão gostam do jovem brasileiro. Ele apresenta uma efetividade de passe de 95%. Ou seja, Arthur quase não erra os passes que dá. Além do toque curto, ele também é bom no passe longo e no controle da bola, lembrando muito o jeito Iniesta de carregar a redonda.

O ápice de Arthur, até agora, foi no último final de semana, no El Clássico, contra o Real Madrid. Ajudou na goleada do Barcelona por 5 a 1, e, inclusive, poderia ter marcado um belo gol, mas Courtois fez boa defesa. Contra o Real, Arthur deu 51 passes e acertou impressionantes 47 – 94%.



Arthur tem potencial para se tornar uma referência mundial em sua posição, igualando a grandes ídolos do futebol, como o próprio Iniesta, Xavi, Gerrard, Lampard, Xabi Alonso, entre outros. Não é exagero fazer esse tipo de previsão, assim como não é exagero dizer que Arthur saiu de promessa e já é uma realidade do futebol brasileiro.

Comentários

  1. Parabéns ao jornalista Germano Santos, que consegue traduzir o esporte numa linguagem carismática e coerente. É um orgulho de trabalhar ao lado deste profissional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou sem co