Pular para o conteúdo principal

O dono dela


Desde quando Iniesta saiu do Barcelona, muito se perguntou quem carregaria o fardo de vestir a camisa 8 do clube catalão. Especulou-se o francês Pogba, do Manchester United, o italiano Verrati, do PSG e o espanhol Thiago, do Bayer de Munique, que também é cria do Barca. Mas o escolhido não foi nenhuma dessas estrelas, mas sim um desconhecido jovem que vinha de uma boa temporada no futebol brasileiro, Arthur Melo.

Foto: Barcelona

Arthur chegou como uma promessa após se destacar no meio campo do Grêmio, campeão da Copa Libertadores 2017. Sem brincos, joias, tatuagens e afins, ele foi apresentado e participou da pré-temporada com o clube europeu nos EUA. Foi bem, aliás, bem demais. Mas ainda não era o suficiente para garantir vaga na equipe principal, até porque, o Barcelona repatriou Rafinha, que havia sido emprestado para a Inter de Milão na temporada anterior, e contratou Arturo Vidal, que chegou com status de titular.

Algumas notícias indicaram que Arthur iria ser emprestado para ganhar bagagem, mas o técnico Valverde viu no garoto potencial para crescer no Barcelona, passou a dá-lo chances na equipe principal e, hoje, Arthur Melo é titular, camisa 8 e xodó da torcida blaugrana. O jovem de 22 anos já atuou em 6 partidas, 4 como titular, e em todas apresentou bom futebol. Tanto é verdade, que no jogo contra a Inter de Milão pela Liga dos Campeões da Europa, Arthur foi substituído no segundo tempo e foi aplaudido de pé pelos torcedores, em um Camp Nou lotado.

Foto: ESPN

Moral? Pouca, né! E as estatísticas mostram o porquê Valverde e a torcida catalão gostam do jovem brasileiro. Ele apresenta uma efetividade de passe de 95%. Ou seja, Arthur quase não erra os passes que dá. Além do toque curto, ele também é bom no passe longo e no controle da bola, lembrando muito o jeito Iniesta de carregar a redonda.

O ápice de Arthur, até agora, foi no último final de semana, no El Clássico, contra o Real Madrid. Ajudou na goleada do Barcelona por 5 a 1, e, inclusive, poderia ter marcado um belo gol, mas Courtois fez boa defesa. Contra o Real, Arthur deu 51 passes e acertou impressionantes 47 – 94%.



Arthur tem potencial para se tornar uma referência mundial em sua posição, igualando a grandes ídolos do futebol, como o próprio Iniesta, Xavi, Gerrard, Lampard, Xabi Alonso, entre outros. Não é exagero fazer esse tipo de previsão, assim como não é exagero dizer que Arthur saiu de promessa e já é uma realidade do futebol brasileiro.

Comentários

  1. Parabéns ao jornalista Germano Santos, que consegue traduzir o esporte numa linguagem carismática e coerente. É um orgulho de trabalhar ao lado deste profissional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um erro por outro

Quarenta e oito minutos do segundo tempo, partida empatada em 2 a 2, falta polêmica marcada para o Palmeiras no meio de campo. Era o último lance do jogo, a última chance do Palmeiras de tentar fazer o terceiro gol e evitar uma enorme pressão sobre a equipe, e principalmente, ao técnico Roger Machado. Marcos Rocha ergue a bola na área do Atlético, Deyverson escora para o meio da pequena área e Bruno Henrique faz o gol. Pronto, armou-se a confusão! Árbitro Péricles Bassols    -     Foto reprodução Yahoo Esportes Esse foi o terceiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Atlético por 3 a 2. Um gol bastante questionado pelos atleticanos, que reclamaram a marcação da falta que originou o gol. No lance, o atacante Ricardo Oliveira faz o movimento para proteger a bola, e na trombada com o zagueiro Edu Dracena, o árbitro Péricles Bassols marcou falta para o verdão. Se ele não marca, o Atlético teria uma ótima oportunidade de gol, pois tinha superioridade numér...

A Copa pune, amigo

A lista de convocados do técnico Tite, anunciada hoje, surpreendeu alguns, desagradou outros e foi bem interpretada por outros tantos. Afinal, futebol não é e nunca foi unanimidade entre torcedores, motivo pelo qual é tão apaixonante falar sobre esse esporte. Fernandinho desolado após eliminação para Bélgica    -   Foto reprodução OGlobo Por ser a primeira convocação pós Copa do Mundo, em um momento que muito se fala em renovação da seleção, era esperado que Tite fosse anunciar algumas novidades. O que me chamou mais a atenção foram jogadores que ficaram de fora da lista. Dos 23 atletas que estiveram na Rússia, apenas 13 foram convocados pelo treinador. Até ai tudo bem, se não fosse pela ausência de dois: o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, dois dos mais criticados pela eliminação no Mundial da Rússia. O primeiro já foi sacrificado em 2014, após o trágico 7 a 1. Naquele jogo no Mineirão o coletivo não funcionou, mas Fernandinho, que atua...

A chance do final feliz

O sonho está perto de se tornar realidade para França e Croácia. No próximo domingo, dia 15, as duas seleções se encontrarão no Estádio Lujniki, em Moscou, na final da Copa do Mundo. Foto reprodução veja.abril É a terceira final francesa, que já tem um título, e a primeira da Croácia. Quem diria? O país de 4 milhões de habitantes, com uma das ligas nacionais mais fracas da Europa, tecnicamente e financeiramente falando, conseguiu atingir o topo do futebol mundial. E como o técnico Tite gosta de falar, “foi por merecimento”. Os croatas fizeram uma competição sólida, baseada no jogo coletivo e na força do meio de campo. Na fase de grupos foram 3 jogos e 3 vitórias com 7 gols marcados e apenas 1 sofrido. O destaque foi a goleada sobre a Argentina, por 3 a 0. A partir das oitavas de final, além do coletivo e do meio campo, a Croácia mostrou ao mundo poder psicológico e físico. Somando todos os jogos, incluindo as prorrogações, a Croácia jogou 630 minutos, enquanto a adversá...