Pular para o conteúdo principal

Nigéria: estilo para espantar fantasmas das últimas Copas


Multicampeã na categoria de base, a Nigéria figura novamente entre as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo. Será a sexta participação nigeriana no principal campeonato de futebol do planeta - a terceira consecutiva - igualando o feito de 1994, 1998 e 2002.

Delegação da Nigéria chegando à Rússia    -    Foto reprodução globoesporte

O mais longe que a seleção conseguiu chegar foi nas oitavas de final, em 1994, 1998 e 2014. Nessas três edições teve pela frente seleções europeias - Itália, Dinamarca e França, respectivamente – e não conseguiu avançar de fase. O insucesso da seleção principal, no entanto, não se aplica às seleções de base da Nigéria, que ao longo dos anos se tornaram referências.

A Nigéria é a maior campeã da Copa do Mundo Sub-17 com 5 títulos em 8 finais. Destaque também para os dois vices da Copa do Mundo Sub-20, das medalhas de ouro, prata e bronze em Olimpíadas, e das conquistas nos Jogos Pan-Africanos.

A oportunidade de disputar mais uma Copa do Mundo – categoria principal - veio com a boa campanha nas eliminatórias africanas. Na fase de grupos, a Nigéria terminou na liderança do grupo B, acumulando 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, um total de mais de 72% de aproveitamento. A seleção, porém não se qualificou para disputar as edições 2015 e 2017 da Copa das Nações Africanas, acompanhando o torneio pela TV.

Foto reprodução Epoch Times

Para este ano, a torcida espera exorcizar esse fantasma europeu das últimas copas, até porque no grupo da Nigéria há duas seleções do velho continente: Croácia e Islândia.

Outro mal nigeriano é a Argentina. Os dois países têm uma história bem íntima em Copas do Mundo. Em quatro das cinco participações, a Nigéria caiu no mesmo grupo dos argentinos, algo que se repete nesta copa. O detalhe é que, em todos os quatro confrontos a vitória foi argentina.

Nos dois últimos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo, a Nigéria não foi bem. Derrotas para a Inglaterra, por 2 a 1, e para a República Tcheca, por 1 a 0. Apesar disso, o técnico alemão Gernot Rohr acredita na possibilidade de conseguir uma das duas vagas do grupo D.

Se dentro das quatro linhas a situação ainda não é a ideal, fora de campo a Nigéria já é uma sensação da Copa do Mundo. O motivo é o estilo da seleção. Fabricados pela Nike, os uniformes nigerianos estão fazendo o maior sucesso entre os torcedores de todos o mundo. Segundo a Federação de Futebol do país africano, a Nike recebeu mais de 3 milhões de pedidos de compra para as camisas da seleção. A demanda é quase a mesma que a Adidas teve quando lançou a camisa da Alemanha na última Copa, quando os alemães foram campeões.

Novos uniformes da seleção da Nigéria

A estreia nigeriana será diante da Croácia, no dia 16, às 16h (horário de Brasília), em Kaliningrado.


CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2014 (clubes correspondentes à época)

Goleiros: Chigozie Agbim (Gombe United), Austin Ejide (Hapoel Beer Sheva), Vincent Enyeama (Lille)

Defensores: Efe Ambrose (Celtic), Elderson Echiejile (Monaco), Azubuike Egwuekwe (Warri Wolves), Kunle Odunlami (Sunshine Stars), Godfrey Oboabona (Caykur Rizespor), Kenneth Omeruo (Middlesbrough), Juwon Oshaniwa (Ashdod), Joseph Yobo (Norwich City)

Meias: Ramon Azeez (Almeira), Reuben Gabriel (Waasland-Beveren), John Mikel Obi (Chelsea), Victor Moses (Chelsea), Ogenyi Onazi (Lazio), Michael Uchebo (Cercle Brugge)

Atacantes: Shola Ameobi (Newcastle United), Michael Babatunde (Volyn Lutsk), Emmanuel Emenike (Fenerbahce), Ahmed Musa (CSKA Moscou), Uche Nwofor (Heerenveen), Peter Odemwingie (Stoke City)


CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2018

Goleiros: Daniel Akpeyi (Chippa United-AFS), Ikechukwu Ezenwa (Enyimba), Francis Uzoho (Deportivo Fabril-ESP)

Defensores: Chidozie Awaziem (Nantes-FRA), Leon Balogun (Mainz-ALE), Tyronne Ebuehi (ADO Den Haag-HOL), Elderson Echiejiole (Cercle Brugge-BEL), Brian Idowu (Amkar Perm-RUS), Kenneth Omeruo (Kasimpasa-TUR), Abdullahi Shehu e William Ekong Troost (Bursaspor-TUR)

Meias: Oghenekaro Etebo (Las Palmas-ESP), John Obi Mikel (Tianjin Teda-CHN), Wilfred Ndidi (Leicester City-ING), Joel Obi (Torino-ITA), John Ogu (Hapoel Be'er Sheva-ISR), Ogenyi Onazi (Trabzonspor-TUR)

Atacantes: Odion Ighalo (Changchun Yatai-CHN), Kelechi Iheanacho (Leicester City-ING), Alex Iwobi (Arsenal-ING), Victor Moses (Chelsea-ING), Ahmed Musa (CSKA Moscou-RUS), Simeon Nwankwo (Crotone-ITA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um erro por outro

Quarenta e oito minutos do segundo tempo, partida empatada em 2 a 2, falta polêmica marcada para o Palmeiras no meio de campo. Era o último lance do jogo, a última chance do Palmeiras de tentar fazer o terceiro gol e evitar uma enorme pressão sobre a equipe, e principalmente, ao técnico Roger Machado. Marcos Rocha ergue a bola na área do Atlético, Deyverson escora para o meio da pequena área e Bruno Henrique faz o gol. Pronto, armou-se a confusão! Árbitro Péricles Bassols    -     Foto reprodução Yahoo Esportes Esse foi o terceiro gol do Palmeiras na vitória sobre o Atlético por 3 a 2. Um gol bastante questionado pelos atleticanos, que reclamaram a marcação da falta que originou o gol. No lance, o atacante Ricardo Oliveira faz o movimento para proteger a bola, e na trombada com o zagueiro Edu Dracena, o árbitro Péricles Bassols marcou falta para o verdão. Se ele não marca, o Atlético teria uma ótima oportunidade de gol, pois tinha superioridade numér...

A Copa pune, amigo

A lista de convocados do técnico Tite, anunciada hoje, surpreendeu alguns, desagradou outros e foi bem interpretada por outros tantos. Afinal, futebol não é e nunca foi unanimidade entre torcedores, motivo pelo qual é tão apaixonante falar sobre esse esporte. Fernandinho desolado após eliminação para Bélgica    -   Foto reprodução OGlobo Por ser a primeira convocação pós Copa do Mundo, em um momento que muito se fala em renovação da seleção, era esperado que Tite fosse anunciar algumas novidades. O que me chamou mais a atenção foram jogadores que ficaram de fora da lista. Dos 23 atletas que estiveram na Rússia, apenas 13 foram convocados pelo treinador. Até ai tudo bem, se não fosse pela ausência de dois: o volante Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus, dois dos mais criticados pela eliminação no Mundial da Rússia. O primeiro já foi sacrificado em 2014, após o trágico 7 a 1. Naquele jogo no Mineirão o coletivo não funcionou, mas Fernandinho, que atua...

Futebol raiz

Nunca será só futebol! Essa expressão ficou bastante conhecida entre os brasileiros por demonstrar através de histórias o quanto o futebol é significativo na vida de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Uma paixão difícil de explicar, mas que mexe completamente com o psicológico de qualquer amante dessa modalidade esportiva. Foto reprodução Liga Desportiva de Pará de Minas Não apenas um sentimento resumido aos grandes clubes de futebol, como Atlético, Cruzeiro, América, São Paulo, Flamengo, Corinthians, Real Madrid, Barcelona, entre outros. É um amor bairrista, que começa com o time de futebol formado pelos amigos, com aquele time do bairro ou a equipe que representa a cidade. Quem disse que precisa ser um futebol de alto nível para encher os olhos de quem gosta do esporte? O futebol amador que o diga, pois ele envolve muito mais que uma disputa entre as quatro linhas, carrega consigo o lado social e democrático. Os jogadores podem não mostrar suas habilidades em ...