Pular para o conteúdo principal

Nigéria: estilo para espantar fantasmas das últimas Copas


Multicampeã na categoria de base, a Nigéria figura novamente entre as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo. Será a sexta participação nigeriana no principal campeonato de futebol do planeta - a terceira consecutiva - igualando o feito de 1994, 1998 e 2002.

Delegação da Nigéria chegando à Rússia    -    Foto reprodução globoesporte

O mais longe que a seleção conseguiu chegar foi nas oitavas de final, em 1994, 1998 e 2014. Nessas três edições teve pela frente seleções europeias - Itália, Dinamarca e França, respectivamente – e não conseguiu avançar de fase. O insucesso da seleção principal, no entanto, não se aplica às seleções de base da Nigéria, que ao longo dos anos se tornaram referências.

A Nigéria é a maior campeã da Copa do Mundo Sub-17 com 5 títulos em 8 finais. Destaque também para os dois vices da Copa do Mundo Sub-20, das medalhas de ouro, prata e bronze em Olimpíadas, e das conquistas nos Jogos Pan-Africanos.

A oportunidade de disputar mais uma Copa do Mundo – categoria principal - veio com a boa campanha nas eliminatórias africanas. Na fase de grupos, a Nigéria terminou na liderança do grupo B, acumulando 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, um total de mais de 72% de aproveitamento. A seleção, porém não se qualificou para disputar as edições 2015 e 2017 da Copa das Nações Africanas, acompanhando o torneio pela TV.

Foto reprodução Epoch Times

Para este ano, a torcida espera exorcizar esse fantasma europeu das últimas copas, até porque no grupo da Nigéria há duas seleções do velho continente: Croácia e Islândia.

Outro mal nigeriano é a Argentina. Os dois países têm uma história bem íntima em Copas do Mundo. Em quatro das cinco participações, a Nigéria caiu no mesmo grupo dos argentinos, algo que se repete nesta copa. O detalhe é que, em todos os quatro confrontos a vitória foi argentina.

Nos dois últimos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo, a Nigéria não foi bem. Derrotas para a Inglaterra, por 2 a 1, e para a República Tcheca, por 1 a 0. Apesar disso, o técnico alemão Gernot Rohr acredita na possibilidade de conseguir uma das duas vagas do grupo D.

Se dentro das quatro linhas a situação ainda não é a ideal, fora de campo a Nigéria já é uma sensação da Copa do Mundo. O motivo é o estilo da seleção. Fabricados pela Nike, os uniformes nigerianos estão fazendo o maior sucesso entre os torcedores de todos o mundo. Segundo a Federação de Futebol do país africano, a Nike recebeu mais de 3 milhões de pedidos de compra para as camisas da seleção. A demanda é quase a mesma que a Adidas teve quando lançou a camisa da Alemanha na última Copa, quando os alemães foram campeões.

Novos uniformes da seleção da Nigéria

A estreia nigeriana será diante da Croácia, no dia 16, às 16h (horário de Brasília), em Kaliningrado.


CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2014 (clubes correspondentes à época)

Goleiros: Chigozie Agbim (Gombe United), Austin Ejide (Hapoel Beer Sheva), Vincent Enyeama (Lille)

Defensores: Efe Ambrose (Celtic), Elderson Echiejile (Monaco), Azubuike Egwuekwe (Warri Wolves), Kunle Odunlami (Sunshine Stars), Godfrey Oboabona (Caykur Rizespor), Kenneth Omeruo (Middlesbrough), Juwon Oshaniwa (Ashdod), Joseph Yobo (Norwich City)

Meias: Ramon Azeez (Almeira), Reuben Gabriel (Waasland-Beveren), John Mikel Obi (Chelsea), Victor Moses (Chelsea), Ogenyi Onazi (Lazio), Michael Uchebo (Cercle Brugge)

Atacantes: Shola Ameobi (Newcastle United), Michael Babatunde (Volyn Lutsk), Emmanuel Emenike (Fenerbahce), Ahmed Musa (CSKA Moscou), Uche Nwofor (Heerenveen), Peter Odemwingie (Stoke City)


CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2018

Goleiros: Daniel Akpeyi (Chippa United-AFS), Ikechukwu Ezenwa (Enyimba), Francis Uzoho (Deportivo Fabril-ESP)

Defensores: Chidozie Awaziem (Nantes-FRA), Leon Balogun (Mainz-ALE), Tyronne Ebuehi (ADO Den Haag-HOL), Elderson Echiejiole (Cercle Brugge-BEL), Brian Idowu (Amkar Perm-RUS), Kenneth Omeruo (Kasimpasa-TUR), Abdullahi Shehu e William Ekong Troost (Bursaspor-TUR)

Meias: Oghenekaro Etebo (Las Palmas-ESP), John Obi Mikel (Tianjin Teda-CHN), Wilfred Ndidi (Leicester City-ING), Joel Obi (Torino-ITA), John Ogu (Hapoel Be'er Sheva-ISR), Ogenyi Onazi (Trabzonspor-TUR)

Atacantes: Odion Ighalo (Changchun Yatai-CHN), Kelechi Iheanacho (Leicester City-ING), Alex Iwobi (Arsenal-ING), Victor Moses (Chelsea-ING), Ahmed Musa (CSKA Moscou-RUS), Simeon Nwankwo (Crotone-ITA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

Força defensiva chilena e falta de paciência brasileira

O Vasco não se agigantou na Colina e foi derrotado na estreia da fase de grupos da Copa Libertadores. O time carioca perdeu para a Universidad de Chile, por 1 a 0, gol do jovem e bom jogador Angelo Araos, aos 31 minutos do segundo tempo. Vasco perdeu na estreia da fase de grupos da Libertadores Foi aquele jogo típico de Libertadores, em que o adversário vem com uma proposta de marcar, parar o jogo a todo o instante, catimbar o máximo que puder e tentar explorar o contra-ataque na esperança de marcar um gol. Contudo, a La U fez tudo isso de forma muito bem organizada, tirando o que o Vasco tem de melhor, que é a intensa movimentação, seja pelos lados ou pelo meio da defesa, e a boa troca de passes. Um dos diferenciais da equipe do técnico Ángel Hoyos foi a variação tática do seu meio campo. Ele iniciou o jogo atuando no 3-4-3, com a linha bem definida dos 3 zagueiros, em que Vilches caia pela direita, Rafael Vaz pela esquerda e Echeverría ficava centralizado, como se fo