Pular para o conteúdo principal

O jeito mineiro do Galo de ser


A virada do ano para o torcedor atleticano trouxe muitas dúvidas de como seria a temporada 2018 da equipe. Diretoria nova, elenco renovado, a saída de medalhões como Fred e Robinho, clube evidenciando as dificuldades de caixa e investindo em apostas.

Foto reprodução Superesportes

O ano começou e antes mesmo do final do Campeonato Mineiro, o técnico Oswaldo de Oliveira deixou o clube. Quem assumiu a “bronca” no Atlético foi o auxiliar Thiago Larghi, profissional de 37 anos que nunca havia comandado uma equipe de futebol profissional. Àquela altura, o torcedor atleticano pensava “é, 2018 será um ano daqueles!” E de fato está sendo, mas não pelo lado ruim.

Mesmo com toda desconfiança, Larghi ajustou a casa, ganhou reforços e deu uma cara ao Atlético. O trabalho foi reconhecido, ele foi efetivado como técnico e apesar de alguns resultados negativos, que fazem parte desse esporte, o Atlético termina a 23ª rodada do Brasileirão no grupo das equipes que se classificam à Libertadores, dono do melhor ataque com 38 gols, e a 8 pontos do líder Internacional, ou seja, diferença que, apesar dos pesares, pode ser tirada, quem sabe!

Foto reprodução Hoje em Dia

A vitória sobre o São Paulo na noite de ontem, no Independência, mostrou que o Galo pode sonhar mais alto. Claro, é preciso saber das limitações do elenco, especialmente se comparados à Flamengo, o próprio São Paulo, Palmeiras, Grêmio e o Internacional, os clubes que fazem parte do G6 junto com o Atlético. Mas de um jeito mineiro, chegando aos poucos, o alvinegro pode figurar, pelo menos, no G4, garantindo a vaga direta para a Libertadores 2019, o que era inimaginável no início do ano.

Thiago Larghi tem uma equipe mesclada entre jovens e experientes jogadores. Adotou o esquema 4-1-4-1 e melhorou de forma significativa a saída de jogo do time, dando mais poder de fogo no ataque. O que tem tirado o sono do treinador e da torcida é a defesa, que já levou 28 gols no campeonato. Falta a compactação entre zagueiros e meio de campo, para fechar os espaços aos adversários, e melhorar a bola aérea defensiva.

Foto: Atlético MG

O que fica é a boa perspectiva para o ano que vem. Me lembro bem que, em 2012, no vice-campeonato Brasileiro, o técnico Cuca montou a base da equipe que seria campeã em 2013 da Copa Libertadores. Comparações à parte, sobretudo de elenco, mas um planejamento começa assim. Pensando no curto, médio e longo prazo. O Galo pode não ser o time que o torcedor queria ter no momento, mas sem dúvida vem se esforçando para poder chegar lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

La mano del var

Boca Juniors 2 Cruzeiro 0. Poderia estar aqui falando sobre o jogo, o desempenho das duas equipes e o que foi o diferencial para a equipe argentina construir uma boa vantagem na ida das quartas de final da Libertadores. Mas o senhor Eber Aquino e a turma dos trapalhões, também conhecida como VAR, fizeram uma traquinagem contra o Dedé, contra o Cruzeiro e contra o futebol brasileiro. Eber Aquino revendo o lance da disputa de Dedé e Andrada  Há uma semana, no confronto entre Palmeiras e Cruzeiro pela Copa do Brasil, tivemos um lance polêmico em que o árbitro marcou falta de Edu Dracena sobre o goleiro Fábio no último minuto de jogo. Na sequência do lance o Palmeiras marcou o gol. O assunto ganhou as discussões Brasil a fora, mas a decisão do árbitro não foi unânime entre torcedores e comentaristas. Alguns disseram que foi falta, outras afirmaram que Fábio falhou no lance e Dracena nada fez. O que eu quero dizer é que, foi uma jogada INTERPRETATIVA, que o árbitro marcou sem co