Pular para o conteúdo principal

Portugal: geração talentosa abastecida por uma máquina de gols


Portugal pode não ter o melhor elenco entre as 32 seleções deste Mundial, mas certamente tem o melhor jogador do planeta na atualidade. E isso é um combustível e tanto para os lusitanos, que chegam confiantes para a disputa de sua sétima Copa do Mundo.

Foto reprodução Seleção Portuguesa

A máquina de fazer gols, chamada por muitos de Cristiano Ronaldo e por outros de Robozão, é a principal esperança portuguesa no Mundial da Rússia, sobretudo pelo fato de que ele chega motivado com mais um título de UEFA Champions League com o Real Madrid.

Somente nesta temporada, defendendo as cores da equipe merengue, CR7 marcou 44 gols em 44 jogos. Quando o assunto é seleção portuguesa, ele acumula 81 bolas na rede em 149 partidas. Isso sem falar no desempenho nas seleções de base, onde também se destacou com muitos gols. Aos 33 anos, Cristiano Ronaldo participará de sua última Copa do Mundo e pelo espírito vencedor do craque, pode ter certeza de que ele fará de tudo para levar Portugal à melhor colocação possível.

Foto reprodução Real Madrid

Mas seria injusto resumir a seleção em apenas CR7, por mais que ele é o que é. Desde a chegada do técnico Fernando Santos, em setembro de 2014, Portugal ganhou jogo coletivo, o que elevou o nível técnico do time e deu mais condições à Cristiano de mostrar o que ele sabe fazer.

O desabrochar de uma talentosa geração, que revelou nomes como Bernardo Silva, André Silva e Raphael Guerreiro, aliada à experiência e inteligência de Fernando Santos, mais à genialidade de Cristiano Ronaldo fizeram de Portugal uma seleção vitoriosa, que subiu de patamar após a última Copa.

Nas eliminatórias, Portugal liderou o grupo B ao lado da Suíça, com nove vitórias e apenas uma derrota. A seleção, no entanto, levou a melhor no saldo de gols com 12 gols de diferença para os suíços. O auge foi em 2016, na Eurocopa disputada na França.

Jogadores comemorando o título da Eurocopa        -        Foto reprodução Uol

Depois de uma fase de grupos abaixo da média, classificando em terceiro lugar, Portugal cresceu nas fases decisivas e na final desbancou a anfitriã e favorita França. Venceu por 1 a 0, gol de Éder, no segundo tempo da prorrogação e levantou o primeiro troféu do título europeu. O detalhe é que, naquele duelo, CR7 saiu ainda no primeiro tempo, por causa de lesão.

Ano passado, na Copa das Confederações, Portugal foi bem na primeira fase, liderando o grupo A, mas foi eliminado nas semifinais, nos pênaltis, para o Chile. Menos mal que, na disputa do terceiro lugar levou a melhor sobre o México por 2 a 1.

Além dessas competições, um bom teste para Portugal foi o amistoso contra a Bélgica, realizado no último dia 2 de junho. Atuando em solo belga e sem Cristiano Ronaldo, Portugal empatou em 0 a 0, mas jogou de igual para igual contra uma das seleções mais fortes e até teve chances para sair de campo com a vitória.

Jogadores em ação no duelo entre Bélgica e Portugal    -     Foto reprodução Lance

O próximo e último amistoso antes da Copa será amanhã (07/06), às 16h15 (horário de Brasília), contra a Argélia, no Estádio da Luz, em Lisboa. Na Copa do Mundo Portugal está no grupo B, juntamente com Marrocos, Irã e Espanha. A estreia será contra a Espanha, clássico europeu, no dia 15, ás 15h (horário de Brasília), no estádio Olímpico de Sochi.



CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2014 (clubes correspondentes à época)


Goleiros: Beto (Sevilla-ESP), Eduardo (SC Braga-POR) e Rui Patrício (Sporting-POR)

Defensores: André Almeida (Benfica-POR), Bruno Alves (Fenerbahçe-TUR), Fábio Coentrão (Real Madrid-ESP), João Pereira (Valência-ESP), Neto (Zenit-RUS), Pepe (Real Madrid-ESP) e Ricardo Costa (Valência-ESP)

Meias: João Moutinho (Mônaco-FRA), Miguel Veloso (D. Kiev-UCR), Raul Meireles (Fenerbahçe-TUR), Rúben Amorim (Benfica-POR), William Carvalho (Sporting-POR) e Rafa (Sp. Braga-POR)

Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), Éder (SC Braga-POR), Hélder Postiga (Lazio-ITA), Hugo Almeida (Besiktas-TUR), Nani (Manchester United-ING), Varela (FC Porto-POR) e Vieirinha (Wolfsburg-ALE)


CONVOCAÇÃO PARA COPA DO MUNDO 2018

Goleiros: Anthony Lopes (Lyon-FRA), Beto (Goztepe-TUR) e Rui Patrício (Sporting-POR)

Defensores: Bruno Alves (Rangers-ESC), Cédric Soares (Southampton-ING), José Fonte (Dalian Yifang-CHN), Mário Rui (Napoli-ITA), Pepe (Besiktas-TUR), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund-ALE), Ricardo Pereira (Porto-POR) e Rúben Dias (Benfica-POR)

Meias: Adrien Silva (Leicester-ING), Bruno Fernandes (Sporting-POR), João Mário (West Ham-ING), João Moutinho (Monaco-FRA), Manuel Fernandes (Lokomotiv-RUS) e William Carvalho (Sporting-POR)

Atacantes: André Silva (Milan-ITA), Bernardo Silva (Manchester City-ING), Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), Gelson Martins (Sporting-POR), Gonçalo Guedes (Valencia-ESP) e Ricardo Quaresma (Besiktas-TUR)

*Estatísticas disponibilizadas pelo site Transfermarkt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alemanha renova seleção para buscar o penta

Renovada, porém forte e favorita a levantar o caneco da Copa do Mundo 2018. Este é o resumo da atual campeã Alemanha, que busca o quinto título mundial de sua história.  Na lista de pré-convocados do técnico Joachim Löw há 18 estreantes em Mundiais, resultado de um bom trabalho de categoria de base, organização de clubes e potencialização do crescimento individual e coletivo dos jovens jogadores alemães.  Foto: iG Esportes Mesmo com esses atletas de primeira viagem, a Alemanha continua forte, talvez até melhor do que em 2014, com nomes que terminaram a temporada em alta na seleção e nos clubes em que defendem.  A preparação para a Copa da Rússia foi marcada por uma campanha sólida e sem dificuldades nas Eliminatórias Europeias, com 10 vitórias em 10 jogos, eliminação na semifinal da Eurocopa 2016 para a anfitriã França e o título da Copa das Confederações 2017 atuando com uma seleção alternativa, sem convocar os principais atletas do país. Além de um jogo coletivo acima

Coreia do Sul tentará o impossível para salvar um guerreiro

A Coreia do Sul disputará sua décima Copa do Mundo, a nona seguida. Sem muita mídia e sem muitos craques, a seleção tentará, pelo menos, passar da primeira fase, o que ocorreu apenas duas vezes na história, em 2010 quando foi eliminada nas oitavas de final e em 2002 quando sediou a Copa juntamente com o Japão e conseguiu o feito de ficar na quarta colocação. Os sul-coreanos não tiveram muitas dificuldades para chegar ao Mundial. Nas Eliminatórias Asiáticas entraram na segunda fase e ficaram em primeiro lugar no grupo G, com 8 vitória em 8 jogos. Na terceira fase, etapa fundamental para garantir uma vaga no grande torneio, a Coreia do Sul teve um desempenho inferior com 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Ocupou o segundo lugar do grupo e não precisou jogar a repescagem. Nos últimos cinco amistosos, a Coreia do Sul não empolgou. Duas vitórias, contra Letônia e Moldávia, 1 empate e 2 derrotas, para Irlanda do Norte e Polônia. O técnico Shin Tae-yong sabe das limitações da

Força defensiva chilena e falta de paciência brasileira

O Vasco não se agigantou na Colina e foi derrotado na estreia da fase de grupos da Copa Libertadores. O time carioca perdeu para a Universidad de Chile, por 1 a 0, gol do jovem e bom jogador Angelo Araos, aos 31 minutos do segundo tempo. Vasco perdeu na estreia da fase de grupos da Libertadores Foi aquele jogo típico de Libertadores, em que o adversário vem com uma proposta de marcar, parar o jogo a todo o instante, catimbar o máximo que puder e tentar explorar o contra-ataque na esperança de marcar um gol. Contudo, a La U fez tudo isso de forma muito bem organizada, tirando o que o Vasco tem de melhor, que é a intensa movimentação, seja pelos lados ou pelo meio da defesa, e a boa troca de passes. Um dos diferenciais da equipe do técnico Ángel Hoyos foi a variação tática do seu meio campo. Ele iniciou o jogo atuando no 3-4-3, com a linha bem definida dos 3 zagueiros, em que Vilches caia pela direita, Rafael Vaz pela esquerda e Echeverría ficava centralizado, como se fo